Alto valor nutritivo, abundante em fibras, carboidratos e proteínas; facilita o trânsito intestinal e diminui o colesterol.
Como fazer
Usando o grão da aveia, deixe germinar por 8 horas.
Pegue os grãos germinados e bata com água filtrada no liquidificador.
Coe e use como indicado.
Se usar a aveia em lâminas (flocos), deixe de molho por duas horas.
Para um copo de água, utilize 3 colheres de sopa de flocos de aveia.
Bata a mistura no liquidificador, coe e use como indicado.
Se o leite ficar muito encorpado, adicione mais água.
Geralmente, é esse "leite" que uso nas receitas publicadas no blog, como as de bolos, pães, doces, cremes, enfim, aquelas em que o leite de vaca é indicado e substituído com eficácia.
Oi
ResponderExcluirPesquisando alimentação vegetariana achei seu blog!
Parabens! Muito legal!
Vera, por quanto tempo eu posso guardar esse leite já preparado?
ResponderExcluirPaula, qualquer leite vegetal guardo, no máximo, por dois dias na geladeira.
ResponderExcluirPreferencialmente, produzo a quantidade que vou usar durante o dia ou para uma receita - não gosto muito de armazenar sobras.
Muito obrigada, Vera.
ResponderExcluirSeu blog está sendo de enooorme valia para a reformulação alimentar aqui em casa.
Abraço.
Oooooba, que bom! rssss
ResponderExcluirQualquer dúvida, pergunte.
Esse leite eh uma delicia, obrigada pela receita Vera!
ResponderExcluirObrigado pelo espaço, sempre, por aqui boas dicas.
ResponderExcluirSe possivel me informe se posso usar alum leite vegetal para fazer iogurte.
Faço por ora e uso o kefir com leite de vaca.
Tudo de bom, Vera.
Inte mais...
Oi, Wa! Segue uma receita de iogurte com uso de nozes ou sementes (o kefir você pode também fazer com água, sabia?):
ResponderExcluirIngredientes:
uma xícara de nozes ou sementes
1/2 xícara de água filtrada
Preparação:
Ponha 1 xícara de nozes ou sementes de molho durante a noite com ½ xícara de água filtrada.
Passe no liquidificador as nozes colocando água aos poucos até que fique um creme grosso. Passe na peneira para retirar a parte líquida e ponha a massa numa tigela coberta com um pano fino para que o ar possa penetrar. Coloque a tigela num lugar morno e deixe descansar por 6 a 12 horas ou até ficar como um gosto ácido.
Este iogurte pode ser feito com gergelim, semente de girassol, com qualquer tipo de nozes ou com combinações.
Quanto mais tempo o iogurte demorar num lugar morno, mais ácido irá ficar.
Sugestões de algumas combinações para fazer o iogurte:
castanha e gergelim
castanha, amêndoa e gergelim
castanha e semente de girassol
gergelim e amêndoa
semente de girassol e amêndoa
nozes pecan e amêndoa
gergelim e avelã
um abraço!
adoreia a receita já estou fazendo
ResponderExcluirO leite de aveia costuma ser o preferido dos "leites vegetais" e faz ótimas misturas, meio a meio, com o de castanhas ou de amêndoas.
ResponderExcluirSeja bem-vinda, rose!
Viva Vera
ResponderExcluirEssa receita de iogurte de sementes me deu o que pensar. Eu já faço o leite de arroz integral e nozes e desfaço tudo de uma maneira em que pouca "polpa" fica de fora mesmo... (adoro essa combinação, muito suave, muito bom).
Vou fazer algumas perguntas bobas: será que esse iogurte de sementes tem as mesmas bactérias lactobacillus e etc. - as tais boas para a flora intestinal - que um iogurte caseiro natural integral tem?
Será que posso usar esse iogurte para fazer a receita que a Pat Feldman tem no blogue dela acerca de iogurte natural (http://pat.feldman.com.br/?p=34&cpage=2#comment-26041)?
Posso fazer isso com qualquer grão (incluíndo feijão azuki e grão-de-bico? Sei que é estranho mas porque não inovar?)?
Posso adicionar fruta? Se sim, como faço? (não posso adicionar fruta crua ao iogurte já pronto pois não? Li algures que poderia haver contaminação...)
Obrigada uma vez mais.
Um abraço da Maria (Noruega, assim você já me "identifica" eheheh).
Olá, Maria da Noruega, tudo bem com você?
ResponderExcluirEm primeiro lugar, as bactérias benéficas que atuam no "iogurte caseiro natural integral" a que vc refere-se são os lactobacilos, que transformam através da fermentação o açúcar do leite (lactose) em ácido láctico. Logo, como não usamos leite animal no nosso iogurte veg, não há lactobacilos nele.
Mas ocorre fermentação igualmente e é certo que haverá a presença de bactérias benéficas, assim como a soja fermentada transforma-se no missô, como a fermentação das cervejas etc.
A Pat usa leite animal nas receitas, então, o processo é diferente. Mas pq vc não faz uma experimentação? Aventurar-se na cozinha é demais! Você mesma declarou que gosta de inovar, então, concordo também com experimentar novas sementes. Estou sempre fazendo isso na minha cozinha, "inventando moda", como dizia minha avó.
Se há risco de contaminação, adicione na hora do consumo - coloque frutas cruas picadinhas, granola, mel, castanhas moídas... e mantenha o iogurte original guardado.
Abraços!
Oi Vera , adorei o blog !!
ResponderExcluirBeijos !!!!!!
******cris
Cris, obrigada, beijão! E volte, ok?
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirPesquisando alimentação vegetariana achei seu blog!
Parabéns e muito obrigado. vou tentar a receita.
abraços
Oi, Alex, espero que goste do leite de aveia, depois volte pra contar o que achou dele. É sempre bom ouvir a opinião de vcs, enriquece o conteúdo e auxilia a todos, abraços!
ResponderExcluirVera: Fui ovo-lacto-veg por más de 20 anos. Sempre sofri de enxaquecas, mas o problema foi se agravando como os anos ao ponto de não me permitir uma vida ativa e normal. Minha filha manifestou desde os 5 anos dores de cabeça e com a puberdade também começou a ficar num verdadeiro estado de prostração por semanas a fio. Nenhum neurologista resolveu.
ResponderExcluirQuando resolvi fazer a transição para o veganismo e deixei o leite comecei a melhorar. Minha filha também abandonou o leite e nunca mais tivemos uma única crise de enxaqueca.
Minha preocupação é que substitui o leite por leite de soja. O feito em casa é indigerível. Mas sei que a soja não é muito benéfica. Por isso, agradeço a suas receitas de leites alternativos. Experimentarei imediatamente o de aveia, que considero o mais econômico e fácil de fazer. Obrigada! Conterei os resultados...
Nanci, o legal é que dá para fazer interações, combinar os diversos leites e também adicionar frutas, ervas, casquinha de limão ou laranja ralada, especiarias, cacau, alfarroba etc e etc
ResponderExcluirO leite da vaca foi feito mesmo para o bezerro... a alergia que sentimos só é um pouco atenuada quando ingerimos iogurte, pela fermentação.
Muito interessante o blog.. tenho um filho de três anos e estou tentando criá-lo acostumado a uma alimentaçao mais natural. Já substituí o arroz branco pelo integral com sucesso,e me indicaram este blog. Parabéns! Seguirei com prazer!!
ResponderExcluirOlá, espero que o blog te auxilie bastante nas mudanças, um abraço!
ResponderExcluirQuerida Vera, parabéns pelo blog. Pesquisando sobre linhaça o encontrei e me facinei..rss
ResponderExcluirSurgiu-me uma dúvida: meu gineco sugeriu que fizesse uso da linhaça 02 CS, duas X ao dia. No entanto, vi que a mesma é laxante e não deve ser usada diariamente, é isso? Tenho 41 anos e preciso iniciar o tratamento pré-menopausa, pois tive trombose e não vou poder fazer uso de hormônios. Não conheço muito de tratamentos naturais. O que vc me sugere?
Grata,
Valéria.
Valéria, a linhaça germinada pode ser consumida, no máximo, duas colheres de sopa ao dia (adultos). Maiores detalhes sobre o consumo encontras aqui:
ResponderExcluirhttp://cozinhanatureba.blogspot.com/2011/01/o-consumo-adequado-da-linhaca.html
É interessante fazer rodízio dos alimentos, podes comer brotos de alfafa ou soja fermentada (missô, shoyu) que também têm isoflavonas, acredito que por isso foi recomendada a linhaça no teu caso.
Entrei na menopausa há dois anos, com 56 anos, e me alimento com uma grande variedade de alimentos e eles são o meu "remédio", mas não transformo nenhum deles numa panacéia - não tive aqueles sintomas desagradáveis que relatam, como os famosos calorões, assim como não tive problemas na gravidez. A alimentação saudável e equilibrada supre o organismo de tudo o que ele precisa! Obrigada pela visita e volte sempre!
Dando um passeio pela web na intenção de catar umas receitinhas cheguei até você... Adorei o blog! Com certeza virei visita-lo com frequência.
ResponderExcluirAbraços,
Simone
Oi, Simone, que legal teres encontrado a mim e ao blog - volte mesmo!
ResponderExcluirComo fazer kefir com agua??
ResponderExcluirKefir com água: http://blog.clickgratis.com.br/zizasu/71257/KEFIR+DE+AGUA+-+UMA+REFRESCANTE+IDEIA.html
ResponderExcluirVera, sempre gostei muito de leite, mas, após ler algumas coisas sobre possíveis "malefícios" do mesmo, ando em busca de alternativas tanto para o leite em si como para fontes de cálcio.
ResponderExcluirFiquei muito contente em saber que a couve tem boa quantidade de cálcio, pois adoro! Contudo, como-a refogada no alho. O efeito é o mesmo?
Quanto ao cálcio contido no leite de gergelim, fiquei espantada com o valor tão alto. É possível encontrá-lo para comprar? Ou só fazendo em casa mesmo?
Achei interessante e simples essa receita de leite de aveia, mas fico receosa quanto ao sabor... Costumo tomar leite quentinho ou gelado, sempre pela manhã, misturado com Sustagem e às vezes com Ovomaltine. O leite de aveia deve ser ingerido puro? Algum problema em adoçá-lo? Com o que posso misturá-lo?
Agradeço muito se puder tirar minhas dúvidas... :)
Oi, Sílvia, te respondendo pela ordem das perguntas:
ResponderExcluir1) Todo alimento, na forma crua, mantém todos os seus nutrientes, à medida que vamos fazendo preparações, eles vão diminuindo... então, podes cozinhar a couve no vapor e/ou salteá-la (cozinhar com rapidez, usando pouco óleo em uma frigideira já bem quente) - ela fica gostosa e bem crocante assim! Mas não dispense um maravilhoso suco usando folhas de couve e laranjas...
2)Ainda não encontrei o leite de gergelim industrializado e, na verdade, prefiro fazê-lo em casa.
3) Tu podes usar o leite de aveia como quiseres, ao teu gosto, quente ou frio, em vitaminas com frutas, em receitas que pedem a utilização de leite... faço um "achocolatado" com ele, misturando cacau em pó e açúcar mascavo! Todos os leites vegetais podem ser usados de várias formas, é só não esquecer que seu sabor característico irá se manter na finalização.
Espero ter esclarecido as tuas dúvidas, um abraço!
Olá!!! Tudo bem ?
ResponderExcluirSeu blog é o máximo .Adoro suas dicas e sempre que posso dou uma espiadinha.
Bom final de semana,
Bj
Adriana Vidal
Obrigada, Adriana, beijo pra ti também!
ResponderExcluirOii Vera!
ResponderExcluirQue legal o seu blog, parabéns!!!
Não sou uma pessoa muito natural, mas estou tentando aderir uma nova alimentação, mais saudável.
Não sei se já fizeram essa pergunta, mas como estou curiosa vou perguntar: Da pra fezer leite de linhaça? É parecido com esse de aveia?
Muito obrigaada.
Sucesso!!!
Olá, encontrei seu blog hoje procurando receitas de leite vegetal. Eu cresci tomando leite com achocolatado (3 copos ao dia) e ao ler sobre os malefícios do leite de vaca industrializado fiquei preocupada em encontrar um substituto. Achas que dá pra tomar esse leite com achocolatado? Minha filha de 6 anos também já tem o mesmo costume... Obrigada!
ResponderExcluirOi Vera!
ResponderExcluirSeu site foi indicado por amigas...estou encantada!
Muita coisa boa por aqui, vou olhar com calma!
Parabéns pelo trabalho!
Um beijo
Oi, Bia, obrigada por apreciar o blog, aproveite bastante, beijo!
ResponderExcluirOi, Jane, o leite de aveia fica uma delícia se colocares cacau em pó. Observa que os achocolatados, geralmente, contém leite de vaca... O cacau em pó é mais saudável (também não contém açúcar) e até rende mais, uma pequena quantidade já deixa o leite com um gostoso sabor de chocolate. Podes usar também o leite de castanhas, nozes, o de coco, pra fazer "achocolatado". Abraço!
ResponderExcluirOi, Heloisa, relaxa porque "é de grão em grão que a galinha enche o bico"... vá fazendo as mudanças progressivamente, para o teu organismo não estranhar demais, experimente, prove e aprove (ou não...). Dá pra fazer o leite de linhaça, procure na tag dos "leites vegetais". O gosto é especial, não é parecido com o de aveia, podes até misturar com outro, eu adoro juntar leite de linhaça e de coco, por exemplo. Aliás, como há muitas perguntas e dúvidas sobre eles, vou fazer uma nova postagem reunindo as informações gerais. Abraço!
ResponderExcluir