BALCÃO DE DELÍCIAS

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

2013 quase chegando!

Minha mensagem para o Ano Novo - que 2013 traga mudanças reais!

   

Cliquem na imagem para vê-la em tamanho grande.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Esfihas - refazendo uma receita!



Gostaria de comentar sobre receitas culinárias que estão espalhadas pela internet e sobre quantas delas contêm erros e equívocos. Já verifiquei que não dá para segui-las de olhos fechados, pois pode-se perder tempo e ingredientes. Não sei se tais erros são cometidos por má fé ou por falta de atenção. Por isso, testo-as antes de colocar aqui no blog, para evitar desapontamentos como o que tive quando fiz essas esfihas, aqui.

A massa ficou muito salgada (juntando-se ao salgado do recheio, ficou impossível de comê-las e nem pincelei com shoyu), além do tempo de forno ser muito maior do que o indicado. Parece pouco que duas indicações erradas possam estragar uma receita, mas podem, até uma só delas, como no caso do excesso de sal... Na verdade, deveria ter percebido que uma colher de sobremesa para a quantidade de farinha solicitada, era demais. Mas fiz a receita confiando no texto, sem analisar.

Enfim, refiz e trago para vocês!

Ingredientes

1 tablete de fermento para pão (ou um envelope de 10 g)
300 ml de água morna
100 ml de óleo vegetal
uma colher de sobremesa de açúcar
uma colher de chá de sal
250 gm de farinha de trigo integral
250 gm de farinha de trigo branca
recheio a gosto (fiz o seguinte recheio: refoguei cebola picada bem miúda, juntei ervilhas, cenoura em cubinhos, milho, cebolinha, tofu em lascas e shoyu)

Como fazer

Em uma tigela grande, desmanche o fermento em tablete no açúcar e no sal (ou simplesmente misture, se usar o envelope).

Adicione o óleo, metade da água e vá juntando a farinha de trigo aos poucos (adicione mais água e mais farinha, até completar o total de ambas).

Mexa, primeiro com uma colher de pau. Quando a massa estiver encorpando, coloque em superfície enfarinhada e comece a sovar. Separe pedaços da massa em bolinhas (aproximadamente 20 delas). Não rasgue a massa, corte com uma faca.

Abra cada bolinha, coloque o recheio e feche, fazendo pequenos "envelopes", cuidando para que fiquem bem fechados.

Deixe as esfihas descansarem por 20 minutos, já na assadeira que não precisa ser untada.

Leve para assar em forno preaquecido por 45 minutos (pincele com azeite de oliva). Inicie com 180º, deixe 10 minutos e baixe para 160º. Quando faltarem 10 minutos para finalizar, coloque novamente em 180º. Isso faz com que a massa fique bem cozida no interior e dourada por fora.




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Berinjela - vale com g e com j!

Oba, está chovendo na nossa horta!

Agora é a vez do Benjamin, filho da Roberta Rezende Santos. Com 14 meses, na imagem ele está experimentando berinjela.

    

A mamãe conta que "ele se apaixonou por esse vegetal desde o primeiro dia! E muito se engana quem acha que por ser bebê come o que a mãe dá, não funciona assim, não. Primeiro porque eu sou contra disfarçar ou esconder a comida, a introdução de alimentos foi feita aos pedaços e sem temperos (baseada em Baby Led Weaning), ele pegava e podia sentir a textura, o cheiro, e comia. Desde o primeiro dia ele demonstrou seus gostos, algumas coisas ele não quis comer, xuxu, por exemplo. Outras ele até comeu, mas estão longe de ser preferência, como jiló. E tem as paixões: berinjela, brócolis, mandioquinha..."

Roberta, muito bom teres falado sobre o Baby-Led Weaning, andei me informando sobre esse método e tirando dúvidas, inclusive entrei para um grupo bem legal no facebook, o "Baby-Led Weaning: BLW". Os membros estão dispostos a esclarecer com paciência e boa vontade quem quiser saber mais a respeito - se estiver no FB, é uma boa opção.

Esse é um dos textos que me disponibilizaram:

"Como começar o BLW? - 9 dicas práticas

1) Coloque o seu bebê na posição vertical, de frente para a mesa, no seu colo ou em um cadeirão. Certifique-se que ele esteja em segurança, num assento estável (sem balançar ou com o apoio "em falso") e que o bebê possa usar as mãos e os braços livremente.

2) Ofereça o alimento ao bebê; em vez de dar a ele, coloque-o em sua frente ou deixe-o pegar em sua mão, para que a decisão seja dele.

3) Comece com os alimentos que são fáceis de pegar: palitos grossos e longos são melhores no início. Introduzir novas formas e texturas gradualmente, para que seu bebê possa aprender como lidar com elas. 

4) Sempre que puder, inclua seu bebê em suas refeições.Quando possível, desde que seja adequado, ofereça ao bebê a mesma comida que você está comendo, para que ele possa copiar você.

5) Escolha momentos em que o bebê não esteja cansado ou com fome, para que ele possa se concentrar. Nesse estágio, as refeições são para brincar e aprender - ele ainda estará recebendo todos os nutrientes do leite materno ou leite artificial.

6) Continue oferecendo o leite materno ou fórmula como antes - esta ainda é a principal fonte de nutrientes do bebê, até o primeiro ano de vida. Quando o bebê precisar mamar menos, ele vai reduzir por si mesmo. 

7) Disponibilize água para o bebê durante as refeições, para que ele beba caso necessite.

8) Não apresse ou distraia o bebê enquanto ele estiver lidando com o alimento. Permita que ele se concentre e use o tempo que precisar.

9) Não coloque comida na boca do bebê e não tente convencê-lo ou forçá-lo a comer mais do que ele quer.

OBS: Discuta a introdução de sólidos com o profissional de saúde que acompannha o seu bebê se há história familiar de alergias ou intolerâncias alimentares, problemas digestivos ou quaisquer outras questões sobre a saúde ou desenvolvimento do bebê.

Gill Rapley - autora do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food"

Atenção, a berijela é um fruto! Popularmente, os frutos doces são chamados de frutas e o resto vira legume. Por isso, a berinjela é considerada pelos consumidores, um legume...
"Rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que atuam diminuindo a pressão sanguínea e prevenindo a arterosclerose." (Wikipédia)

    

Para os adultos saborearem: Caponata


Milho: bom é o da roça!

"É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo exceções a lisina e o triptofano. Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B." (Wikipédia)
Tenho certeza que o pequeno Daniel, filho da Ingrid Prouvot, ainda não sabe disso, mas o fato de ignorar essa informação não impede que ele coma a sua espiga de milho com muita vontade e prazer! :)

   

Palavras da mamãe: "Nessas fotos ele tinha pouco mais de 1 ano, e hoje já tem 2 anos e meio, mas continua adorando milho! Aqui em casa nossa alimentação é numa linha meio macrô, mas não somos radicais. No dia a dia ele come sempre arroz integral, raízes, verduras, leguminosas e frutas, mas claro que tem as preferidas dele como beterraba, abóbora japonesa, brócolis, manga e tantas outras. Às vezes, deixo que ele coma uns biscoitinhos ou iogurte natural, pão com geleia, mas tudo é feito por mim, aqui em casa."

Parabéns pelas escolhas saudáveis, beijos para ambos!

Nota: É preciso ter cuidado, atualmente, com a compra do milho (a espiga e os subprodutos, como a farinha), pois a Monsanto já estendeu suas garras transgênicas para ele. Por isso, procurem nas feiras de orgânicos, lá está o verdadeiro milho da roça!

Vejam que lindas variedades de milho, são peruanas e mexicanas. Fiquei sabendo que aqui no RS, em Maquiné, também estão plantando esses milhos coloridos e exóticos.

 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

BB e a cenoura

Como ninguém está enviando fotos das crianças comendo vegetais, posto essa imagem que achei bem natureba: a ex-atriz, cantora e modelo francesa, Brigitte Bardot, hoje uma ferrenha defensora dos animais, mordendo uma cenoura na cozinha.

 

A foto é do livro As Divas na Cozinha: Histórias e Receitas das Estrelas da Música e do Cinema/Evânio Alves.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Espuma de frutas




Está muito calor e bateu aquela vontade de comer algo doce e refrescante?
Criei essa espuma, facílima de fazer e que só utiliza o açúcar das frutas.

Para 2 pessoas, utilizar:

uma manga bem madura
duas bananas caturra também maduras
3 laranjas pera médias
meia xícara de chá (das pequenas) de leite de coco
A espuma fica mais refrescante se todos os ingredientes estiverem gelados.

Esprema as laranjas para obter o suco.
Pique a manga e as bananas.
Coloque as frutas no liquidificador e quando estiverem bem desmanchadas, adicione o suco das laranjas e o leite de coco.

Pronto! Fácil de fazer, saudável e gostoso!