BALCÃO DE DELÍCIAS
▼
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Voltam as frutinhas da Primavera!
Mais um ano que passa e voltam as pitangas e as cerejas-do-mato a carregar as árvores do pátio da casa da minha madastra... a produção é enorme, muitas delas acabam despencando e morrendo no chão, recomeço a fazer minhas geléias.
Desta vez, simplifiquei mas, também inovei.
Lavei bem as cerejas, coloquei na panela com água cobrindo-as, açúcar mascavo, pedacinhos de canela em pau e cravos-da-índia.
Para cada 100 g de frutinhas, adicionei 2 CS de mascavo. À medida que a água foi evaporando, adicionei mais até as cerejas desmancharem, deixando a geléia cremosa.
A novidade refere-se ao uso da pimenta jamaicana, que dá um sabor levemente picante e um perfume especial - desmanchei algumas num pilãozinho, pondo no cozimento um pouco antes da finalização.
Guarda-se na geladeira (não há conservante) e dura de 20 a 30 dias.
domingo, 10 de outubro de 2010
Top Blog - 2º Turno
Pois é, amigos, fui pro 2º turno, igual à Dilma e o Serra! hehe
Agora a parada é mais difícil e vou pedir, novamente, para vocês votarem no blog, caso achem que o conteúdo dele mereça vencer...
A primeira votação ficou zerada, então todos que já haviam votado, precisam votar outra vez e espero contar com a colaboração de novos fãs!
Não farei promessas de campanha, apenas o blog vai continuar (como tem feito até aqui) se esmerando para colocar cada vez mais informações, dicas e receitas de alimentação saudável e natureba.
Então, basta clicar na imagem do TOP BLOG aqui à esquerda da página principal, bem no alto e votar lá no site (não tem perigo de pegar nenhum vírus ou outros bichinhos...). Depois, só tem que ir no seu e-mail validar o voto.
Abraços a todos os leitores (votantes em mim ou não - vivemos numa democracia, não?)
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
A faxineira ecológica
Que glamour dessa faxineira, não? hehe... achei a gravura engraçada, no sentido de que é, praticamente impossível, alguém mergulhar na limpeza e manter esse visual impecável...
Postei lá no Fora do Manual sobre "A Casa Limpa da Faxineira Ecológica" e vou colocar aqui mais algumas receitas do livro, especialmente direcionadas para a limpeza da cozinha.
AZULEJOS
2 litros (8 xícaras) de água morna
30 ml (duas colheres de sopa) de vinagre
Para as manchas, preparar uma pasta com 15 ml (uma colher de sopa) de amido de milho e 5 ml (uma colher de chá) de água. Aplicar essa mistura e esfregar com um pano úmido.
CRISTAIS
Para limpar cristais, usar uma cebola cortada e esfregue com papel jornal. Se estiverem opacos, limpar com um pano de lã umedecido com um pouco de azeite.
FORNO
250 ml (uma xícara) de bicarbonato de sódio
60 ml (1/2 xícara) de vinagre
Lave as partes externas do forno, inclusive a porta, com a pasta de bicarbonato de sódio. Umedeça um pano em viagre para limpar o fundo do forno. Aplique a pasta no fundo do fogão com água. Caso as manchas forem muito difíceis de sair, coloque sal e limpe quando ficar frio. Se ainda persistirem, repita a operação. Deixe agir por 12 horas. Após, retire a mistura com uma espátula. Enxague com um pano umedecido com vinagre. As manchas muito incrustadas podem necessitar esfregão de aço.
Lendo a receita acima, fiquei pensando que o melhor mesmo é não deixar a sujeira ficar "muito incrustrada" no fogão e no forno, bastando para isso fazer limpezas mais assíduas - se deixarmos ela ficar em grande volume e endurecida, será uma faxina que nos custará muito mais trabalho e tempo!
BOCAS DO FOGÃO
Deixe de molho as bocas do fogão em um litro de vinagre por 12 horas.
Esfregar com papel jornal faz com que fiquem mais brilhantes.
VIDRO DO FOGÃO
Limpe com jornal e água quente.
Os limpadores de forno contêm muitos produtos tóxicos que podem irritar a pela, os olhos e os pulmões.
FORMAS E PANELAS QUEIMADAS
125 ml (1/2 xícara) de vinagre
30 ml (duas colheres de sopa) de água
5 ml (uma colher de chá) de bicarbonato de sódio
5 ml (uma colher de chá) de sal
Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe agir por algumas horas antes de lavar. Coloque 1/2 xícara de vinagre dentro da forma ou panela queimada. Acrescente as duas colheres de água, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de sal. Leve à fervura. Repetir a operação se for necessário. Essa técnica não é recomendada para as panelas de alumínio porque o bicabonato de sódio pode alterar a sua cor (melhor mesmo é não usar panelas de alumínio...).
Mais dicas, num próximo post: como limpar sua geladeira de forma ecológica!