A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 6 de outubro de 2012

Quinoa - muita proteína vegetal!

A quinoa (ou quinua) é um pseudo cereal que contém muita proteína, ideal para fazer parte de dietas vegetarianas: Quinua (Chenopodium quinoa)

Quem já me conhece bem, sabe que sou fã de séries televisivas e umas das minhas preferidas é Bones, onde a Dra. Temperance "Bones" Brennan investiga casos de assassinatos analisando ossos (a personagem é inspirada na vida da médica legista Kathy Reichs). A doutora Bones é casada com o agente do FBI Seeley Joseph Booth e eles, apesar de terem personalidades muito distintas, buscam atenuar suas diferenças e chegar a um consenso.

Bones é vegetariana. Booth, não é.
Nesse interessante diálogo entre os dois, ele fica conhecendo a quinoa, sendo apresentada pela esposa. Amei o interesse dele e a disposição de aceitar uma novidade na sua alimentação!


 


Aqui vai uma receita de hamburguer de quinoa (Receitas GNT), para a Bones e o Booth e todos os leitores do blog:

Ingredientes

½ xícara de quinoa
½ cenora ralada
1 abobrinha verde ralada (só a casca)
½ xícara de brócolis
1 cebola picada
1 colher de amido de arroz ou milho
1 colher de óleo de coco

Modo de fazer

Cozinhe a quinoa em dois copos de água. Reserve. Doure bem a cebola no óleo de coco e coloque todos os legumes. Mexa deixando-os al dente.

Coloque a quinoa já cozida, acrescente o amido (se necessário, um pouco de água) mexendo sempre até criar liga. Espere esfriar e faça hambúrgueres do tamanho de um pires de xícara de café.

Grelhe em uma frigideira untada de óleo.Sirva com molho de tomate.

Foto ilustrativa: Getty Images

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Salve a Primavera!

Já é setembro mas aqui na região onde moro (Sul do Brasil/Porto Alegre/RS) o frio e a chuva ainda não nos abandonaram. Então, é primavera apenas pela data! Tivemos alguns dias ensolarados, as flores abriram suas pétalas, o colorido delas alegrou a cidade, mas não durou muito... Logo a chuva persistente e o vento forte (um ciclone extratropical) deixou novamente as árvores quase nuas.

Mesmo assim, trago aqui a minha versão primaveril de salada, onde usei:

3 tipos de alface (roxa, mimosa e crespa)
rabanete
agrião
brotos de alfafa e trigo sarraceno
alho poró
cenoura
cebolinha

 

Costumo temperar apenas com pouco sal e muito azeite de oliva, mas existe uma infinidade de molhos deliciosos que podem aumentar o sabor das saladas verdes, principalmente para quem não é muito fã delas.

Algumas sugestões;

Molho de Hortelã

1-2 maços de hortelã
200 ml de vinagre de vinho branco
5 CS de água
25 g de açúcar demerara
sal e pimenta

Destaque as folhas de hortelã até obter cerca de 50 g. Pique-as bem.
Coloque-as numa vasilha com o vinagre, a água e o açúcar demerara, uma pitada de sal e outra de pimenta-do-reino moída na hora. Misture bem e sirva.

Molho picante (também muito estimulante): 5 CS de shoyu, sumo de um pedaço de gengibre, 100 ml de vinagre de maçã, sal, 6 pimentas biquinho picadinhas e 2 galhinhos de alecrim. Misturar os ingredientes e deixá-los algumas horas trocando seus sabores e cheiros, antes de adicioná-lo à salada.

Também são gostosos os molhos mais encorpados, quando batemos no liquidificador algum vegetal cozido no vapor, como cenoura ou beterraba, adicionando um pouco da água da fervura, sal, azeite de oliva, cebolinha, salsa e, se desejar, um pedaço de tofu.

Aproveitem a clorofila, as vitaminas e os nutrientes de uma bela salada verde!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Quem disse que criança não gosta de quiabo?

A maioria das pessoas não gosta de comer quiabo ou jiló ou chuchu!
Preconceito, falta de informação ou tiveram uma primeira experiência traumatizante com o inocente vegetal... Para incentivar vocês, que não suportam um quiabinho muito menos a baba dele, segue o vídeo com a Malu (3 anos) comendo, com entusiasmo, um quiabo e cru!



Observem a ansiedade dela enquanto o adulto demora pra tirar o dito da embalagem - é comovente (rs).
A mãe da criança é minha amiga virtual e se embananou no áudio, chamando o quiabo de jiló, mas tudo bem, né, Mariana Passaglia? Parabéns pelo vegetarianismo apaixonado da tua filha. Tenho que citar também a corujice da tia Chris Brito, que foi quem postou o vídeo lá no Facebook e me encantou.

O quiabo é o fruto da Abelmoschus esculentus, uma planta da família da malva (Malvaceae). É uma hortaliça de clima quente e originária da África, tendo sido trazida para o Brasil pelos escravos.
Na verdade, é uma cápsula fibrosa cheia de sementes que é colhida antes de chegar à fase de maturação. Geralmente, a hortaliça é verde, seca e apresenta um líquido viscoso em seu interior.

O fruto possui uma quantidade significativa de vitamina C, entretanto, a mesma se perde durante o cozimento (viu, Malu, tu estás certa em comer o quiabo cru, cheio de vitamina C!)
Mesmo assim, o quiabo é altamente nutritivo, rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão; vitaminas do complexo B, fundamentais para o processo de crescimento, além de cálcio, ferro, fósforo e cobre, importantes para a formação dos ossos, dentes e sangue.

Na hora da compra, é aconselhável optar por frutos firmes, sem manchas e com comprimento menor que 12 cm. Além disso, deve-se consumir o fruto rapidamente, pois o mesmo pode ficar murcho e escurecer em seguida. Uma solução para evitar a goma viscosa do quiabo, pouco apreciada, é pingar algumas gotas de limão enquanto o estiver cozinhando.



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Águas saborizadas/aromatizadas

Elas são lindas, saborosas, refrescantes e estão na moda! Uma ótima opção para substituir os refrigerantes, menos calórica do que os sucos e atraente para aqueles que acham que a água é uma bebida insípida.

A água com sabor é bastante comum na Europa e nos Estados Unidos. Aqui, está chegando e sendo oferecida nos restaurantes. Facílima de fazer em casa, seguem algumas receitas, sugeridas pela coordenadora de Gastronomia do Centro Universitário Senac, Mariana Ávila Maronnam.


Fotos e dicas: Revista Época

Dicas:

 - Alecrim e lavanda têm sabor intenso. Use só um galhinho para não ficar com o sabor muito acentuado. Manjericão é mais suave.

 - Cítrico: cortar as frutas cítricas em rodelas. Você pode aproveitar a casca da fruta para decorar o copo ou a jarra. - Não há necessidade de adoçar porque a fruta dará o sabor.

 - O ideal é consumir no mesmo dia, pois as frutas podem fermentar e alterar o gosto da água. Se não tomar na hora, conservar na geladeira, pois o açúcar das frutas facilita a fermentação à temperatura ambiente.

 - O ideal é que a água seja preparada numa jarra e colocada na geladeira para manter a temperatura. Quanto mais fresca, mais o gosto fresco da fruta permanecerá.

 - Para fazer a água saborizada com gás, o ideal é deixar água gaseificada na geladeira e só preparar a bebida na jarra minutos antes de servir. Assim, a água não perderá o gás e ficará mais refrescante.

Não esquecer de optar pelas ervas e frutas orgânicas, principalmente se utilizarem as cascas. Façam em jarras de vidro, transparentes para mostrar a beleza dessas águas!



Foto: Revista Menu

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Riscos comprovados... enfim!




"Pela primeira vez na história foi realizado um estudo completo e de longo prazo para avaliar o efeito que um transgênico e um agrotóxico podem provocar sobre a saúde pública. Os resultados são alarmantes. (...) O estudo, realizado pela equipe do professor Gilles-Eric Séralini, da Universidade de Caen, na França, foi publicado ontem (19/09) em uma das mais importantes revistas científicas internacionais de toxicologia alimentar, a Food and Chemical Toxicology. 
(...) Esse estudo coloca um fim à dúvida sobre os riscos que os alimentos transgênicos representam para a saúde da população e revela, de forma chocante, a frouxidão das agências sanitárias e de biossegurança em várias partes do mundo responsáveis pela avaliação e autorização desses produtos."

Boletim da campanha Por um Brasil ecológico, livre de transgênicos e agrotóxicos - O fim da dúvida

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Transgênicos não foram testados o suficiente



Confessam abertamente que os transgênicos não foram testados o suficiente e estamos ingerindo esse veneno, que está adoecendo as pobres cobaias...

"Alguns transgênicos já foram analisados durante três anos, mas nunca até agora com uma análise em tal profundidade, segundo o cientista.

Também é a primeira vez, segundo Seralini, que o pesticida Roundup foi analisado em longo prazo. Até agora, somente seu princípio ativo (sem seus coadjuvantes) havia sido analisado durante mais de seis meses."


Leia aqui: Transgênicos aumentam em até três vezes ocorrência de câncer em ratos; em estudo, animais foram alimentados com milho geneticamente modificado. Cientistas afirmam que resultados de pesquisa são alarmantes.

Occupy Monsanto - Protesto Mundial contra os Transgênicos

O que rolou pelo mundo no dia 17/09/12, no protesto Occupy Monsanto - International Action Against Genetic Biohazars - veja aqui:

Occupy Monsanto





As foto são da manifestação nos EUA... e nós, brasileiros, o que sabemos sobre transgênicos e o que estamos fazendo a respeito do avanço deles no nosso cotidiano?

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Brasil: primeiro lugar no consumo mundial de agrotóxicos



"Vanguarda do Retrocesso: PL muda lei dos Agrotóxicos

setembro 12, 2012 - Porto Alegre/RS

Foi o que aconteceu no dia de ontem, quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa, aquela que deveria avaliar os aspectos constitucional, legal e jurídico das proposições, votou favorável pelo PL 78/2012 que muda parte da redação da lei vanguarda no estado do RS, a Lei dos Agrotóxicos.
Lei essa que serviu de base para a legislação federal e que em 2012 completa 30 anos!
Para piorar, ainda há outro Projeto de Lei, o PL 20 /2012 de autoria do Deputado Gilmar Sossella + 32 Dep(s) que “dispõe sobre a comercialização e o armazenamento de agroquímicos, seus componentes e afins e dá outras providências”, esse sim de uma explícita jogada da bancada ruralista/agronegócio da AL, a fim de beneficiar as empresas poluidoras que não cumprem a lei e que agora jogam na AL para mudar a lei ao seu interesse, deixando a saúde e meio ambiente relegados.

Outra questão interessante é que na votação de ontem, apenas o PT votou contra o PL. Estranhamente (ou não) o representante do PC do B, partido que está a frente da secretaria estadual de meio ambiente do RS, poderia ter pedido vistas ao processo, protelando sua decisão, mas não o fez. A votação ainda não está disponível e quando estiver publicaremos.

Enfim, mais dois PLs para nos mobilizarmos. Enquanto isso hoje, ironicamente, a AL receberá o Encontro Gaúcho sobre agrotóxicos, Receituário Agronômico e Alimento Seguro, onde serão abordados os aspectos legais do uso de agrotóxicos , da produção à certificação dos produtos, responsabilidade profissional, monitoramento de resíduos com base em modelos internacionais, entre outras questões.

Abaixo reproduzimos texto do assessor parlamentar, Demilson Fortes."

Centro de Estudos Ambientais

RETROCESSO AMBIENTAL NO RS

por Demilson Fortes

Riscos à saúde e ao meio ambiente no RS

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa do RS, aprovou hoje o Projeto de Lei nº 78/2012, de autoria do Deputado Ronaldo Santini, que altera a Lei Estadual nº 7.747/82, flexibilizando a legislação dos agrotóxicos no RS.

O RS tem Lei mais rigorosa em relação à Lei Federal, porque exige comprovação de autorização de uso no país de origem, mas este PL retira esta exigência, diminuindo o rigor.

Após a CCJ deverá tramitar em outras comissões temáticas, como Comissão de Saúde e Meio Ambiente, e da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, mas pode ter surpresas, como foi o caso do PL das queimadas que só passou pela CCJ. Hoje, os deputados do PT votaram contra, mas os outros parlamentares aprovaram.

A sociedade precisa saber que se aprovado o PL 78 poderá trazer consequências danosas ao meio ambiente e a saúde da população. Portanto, a mobilização social pode fazer a diferença. Não se pode permitir retrocessos justamente num contexto em que o mundo discute formas de melhorar a sustentabilidade ecológica.

Nos orgulhamos do pioneirismo do RS, que em 1982 aprovou a Lei 7.747/82 se antecipando a legislação federal, e sendo mais restritiva, ou seja, mais protetiva. Lamentavelmente, através de várias iniciativas de parlamentares gaúchos, o Rio Grande do Sul que já foi o mais avançado na proteção ambiental, está retrocedendo.

Por fim, vale a pena lembrar que o Brasil superou os Estados Unidos e assumiu o primeiro lugar no consumo mundial de agrotóxicos. Infelizmente. Tinha tantas outras áreas que gostaríamos de assumir a liderança mundial, mas foi logo no consumo de agrotóxicos. Esses produtos vão à mesa das pessoas, todos os dias.

Fonte: Retrocesso ambiental no RS

Agrotóxico é veneno e mata!



domingo, 16 de setembro de 2012

As alfaces

Muita gente torce o nariz pra consumir alface, por achá-la "sem graça" e os vegetarianos são acusados de monotonia na dieta, por serem "comedores de alface"... Quanto preconceito!

A alface é uma verdura rica em vitaminas A, C, E e K, além de possuir importantes minerais, como zinco, magnésio, potássio e ferro (os dois últimos, em maior quantidade na variedade lisa). Também contém muita água, o que ajuda a hidratar o corpo. Especialmente a de cor roxa ou verde intenso fornece pró-vitamina A ou betacaroteno, que fortalece o sistema imunológico. Ela também é conhecida como calmante e por auxiliar quem está com dificuldade para dormir. Isto ocorre porque seu talo tem uma substância chamada lactucina, que tem propriedades analgésicas e sedativas.

Crespa, lisa, verde, roxa? Escolha a sua variedade preferida!



Lisa - a mais popular de todas, tem folhas macias, grandes, com sabor suave e adocicado.
Romana - é a mais crocante, muito apreciada para saladas e sanduíches, com folhas tenras e suculentas.
de Pomo - uma variedade da romana, com sabor adocidado, de cor verde clara e pequenas manchas roxas.
Roxa de folhas soltas - não tem miolo, as folhas são soltas e de tonalidade verde e bronze.
Mimosa Vermelha - com folhas soltas e estreitas e sabor adocicado.
Americana - por ter folhas grandes é ideal para ser recheada.
Little Gem - variedade da alface romana, é carnuda.
Lollo Rosso - de cor roxa e folhas crespas, perfeita para saladas.
Crespa - uma das mais conhecidas, tem as folhas recortadas, por isso o nome.

Ontem era dia de promoção das alfaces na Feira dos Agricultores Ecologistas, que
realiza-se há 22 anos na primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, aos sábados das 7h às 13h. Fui lá conferir, como faço todos os sábados (a não ser quando chove muito).





Também estava lá a ONG Bororó25, demonstrando o processo de higienização das verduras e convidando a todos para construírem a Árvore da Consciência utilizando papel reciclado em forma de folhas para responder a pergunta: “Quais as sementes de consciência que você deseja plantar?” Escolhi a folha da Reflexão.



Olhem que alfaces lindas comprei!