A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Brasil: primeiro lugar no consumo mundial de agrotóxicos



"Vanguarda do Retrocesso: PL muda lei dos Agrotóxicos

setembro 12, 2012 - Porto Alegre/RS

Foi o que aconteceu no dia de ontem, quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa, aquela que deveria avaliar os aspectos constitucional, legal e jurídico das proposições, votou favorável pelo PL 78/2012 que muda parte da redação da lei vanguarda no estado do RS, a Lei dos Agrotóxicos.
Lei essa que serviu de base para a legislação federal e que em 2012 completa 30 anos!
Para piorar, ainda há outro Projeto de Lei, o PL 20 /2012 de autoria do Deputado Gilmar Sossella + 32 Dep(s) que “dispõe sobre a comercialização e o armazenamento de agroquímicos, seus componentes e afins e dá outras providências”, esse sim de uma explícita jogada da bancada ruralista/agronegócio da AL, a fim de beneficiar as empresas poluidoras que não cumprem a lei e que agora jogam na AL para mudar a lei ao seu interesse, deixando a saúde e meio ambiente relegados.

Outra questão interessante é que na votação de ontem, apenas o PT votou contra o PL. Estranhamente (ou não) o representante do PC do B, partido que está a frente da secretaria estadual de meio ambiente do RS, poderia ter pedido vistas ao processo, protelando sua decisão, mas não o fez. A votação ainda não está disponível e quando estiver publicaremos.

Enfim, mais dois PLs para nos mobilizarmos. Enquanto isso hoje, ironicamente, a AL receberá o Encontro Gaúcho sobre agrotóxicos, Receituário Agronômico e Alimento Seguro, onde serão abordados os aspectos legais do uso de agrotóxicos , da produção à certificação dos produtos, responsabilidade profissional, monitoramento de resíduos com base em modelos internacionais, entre outras questões.

Abaixo reproduzimos texto do assessor parlamentar, Demilson Fortes."

Centro de Estudos Ambientais

RETROCESSO AMBIENTAL NO RS

por Demilson Fortes

Riscos à saúde e ao meio ambiente no RS

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa do RS, aprovou hoje o Projeto de Lei nº 78/2012, de autoria do Deputado Ronaldo Santini, que altera a Lei Estadual nº 7.747/82, flexibilizando a legislação dos agrotóxicos no RS.

O RS tem Lei mais rigorosa em relação à Lei Federal, porque exige comprovação de autorização de uso no país de origem, mas este PL retira esta exigência, diminuindo o rigor.

Após a CCJ deverá tramitar em outras comissões temáticas, como Comissão de Saúde e Meio Ambiente, e da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, mas pode ter surpresas, como foi o caso do PL das queimadas que só passou pela CCJ. Hoje, os deputados do PT votaram contra, mas os outros parlamentares aprovaram.

A sociedade precisa saber que se aprovado o PL 78 poderá trazer consequências danosas ao meio ambiente e a saúde da população. Portanto, a mobilização social pode fazer a diferença. Não se pode permitir retrocessos justamente num contexto em que o mundo discute formas de melhorar a sustentabilidade ecológica.

Nos orgulhamos do pioneirismo do RS, que em 1982 aprovou a Lei 7.747/82 se antecipando a legislação federal, e sendo mais restritiva, ou seja, mais protetiva. Lamentavelmente, através de várias iniciativas de parlamentares gaúchos, o Rio Grande do Sul que já foi o mais avançado na proteção ambiental, está retrocedendo.

Por fim, vale a pena lembrar que o Brasil superou os Estados Unidos e assumiu o primeiro lugar no consumo mundial de agrotóxicos. Infelizmente. Tinha tantas outras áreas que gostaríamos de assumir a liderança mundial, mas foi logo no consumo de agrotóxicos. Esses produtos vão à mesa das pessoas, todos os dias.

Fonte: Retrocesso ambiental no RS

Agrotóxico é veneno e mata!



domingo, 16 de setembro de 2012

As alfaces

Muita gente torce o nariz pra consumir alface, por achá-la "sem graça" e os vegetarianos são acusados de monotonia na dieta, por serem "comedores de alface"... Quanto preconceito!

A alface é uma verdura rica em vitaminas A, C, E e K, além de possuir importantes minerais, como zinco, magnésio, potássio e ferro (os dois últimos, em maior quantidade na variedade lisa). Também contém muita água, o que ajuda a hidratar o corpo. Especialmente a de cor roxa ou verde intenso fornece pró-vitamina A ou betacaroteno, que fortalece o sistema imunológico. Ela também é conhecida como calmante e por auxiliar quem está com dificuldade para dormir. Isto ocorre porque seu talo tem uma substância chamada lactucina, que tem propriedades analgésicas e sedativas.

Crespa, lisa, verde, roxa? Escolha a sua variedade preferida!



Lisa - a mais popular de todas, tem folhas macias, grandes, com sabor suave e adocicado.
Romana - é a mais crocante, muito apreciada para saladas e sanduíches, com folhas tenras e suculentas.
de Pomo - uma variedade da romana, com sabor adocidado, de cor verde clara e pequenas manchas roxas.
Roxa de folhas soltas - não tem miolo, as folhas são soltas e de tonalidade verde e bronze.
Mimosa Vermelha - com folhas soltas e estreitas e sabor adocicado.
Americana - por ter folhas grandes é ideal para ser recheada.
Little Gem - variedade da alface romana, é carnuda.
Lollo Rosso - de cor roxa e folhas crespas, perfeita para saladas.
Crespa - uma das mais conhecidas, tem as folhas recortadas, por isso o nome.

Ontem era dia de promoção das alfaces na Feira dos Agricultores Ecologistas, que
realiza-se há 22 anos na primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, aos sábados das 7h às 13h. Fui lá conferir, como faço todos os sábados (a não ser quando chove muito).





Também estava lá a ONG Bororó25, demonstrando o processo de higienização das verduras e convidando a todos para construírem a Árvore da Consciência utilizando papel reciclado em forma de folhas para responder a pergunta: “Quais as sementes de consciência que você deseja plantar?” Escolhi a folha da Reflexão.



Olhem que alfaces lindas comprei!





quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mjadra: lentilhas, arroz e o dourado das cebolas



A lentilha é uma leguminosa que contém bastante ferro e é fonte de proteína. Muitos não gostam dos outros feijões, então ela surge como maravilhosa opção e não deveria ser consumida apenas na ceia de Ano Novo, para trazer fartura, segundo a tradição.
Mais rápida no cozimento, de maior digestibilidade e carregando muitos talentos - entre eles auxiliar no controle do diabetes e reduzir gorduras no organismo - ela possui 3 variedades de cor: vermelha, verde e marrom, sendo essa última a que mais conhecemos e consumimos, aqui no Brasil.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO (em 100 gramas do alimento):



Percebemos que a lentilha crua contém mais nutrientes, que são perdidos no cozimento. Podemos germinar seus grãos, colocando 8 horas na água. enxaguando bem e 8 horas no ar, enxaguando, de novo e aguardando que o "rabinho" da semente apareça. Utilizamos, então, em saladas, sanduíches etc.




Depois da sopa picante da postagem anterior, agora é a vez do Mjadra, prato árabe cuja base é constituída por lentilha e arroz. Fácil de fazer e gostoso de comer!

Ingredientes

uma xícara de arroz integral agulha
uma xícara de lentilhas
uma cebola média bem picada
duas cebolas grandes cortada em rodelas finas
3 CS de farinha de trigo integral
azeite de oliva e sal marinho a gosto
pimenta síria (pimenta do reino, pimenta da jamaica, canela, cravo e noz moscada, moídos juntos)

Como fazer

Deixar a lentilha de molho por, no mínimo 8 horas, desprezar a água e enxaguar bem os grãos. Deixar o arroz de molho por uma hora, igualmente desprezar essa água e enxaguar bastante. Reserve ambos, separadamente.

Refogue a cebola picada no azeite e adicione a lentilha, misture bem, depois despeje água quente (mais dois dedos) sobre ela. Cozinhe em fogo médio.

Quando estiver quase cozida, adicione o arroz e coloque mais água fervente, cobrindo os grãos e mais dois dedos, novamente. Cozinhe em fogo baixo, com a tampa da panela entreaberta. Se necessário, ponha mais água durante o cozimento.

Quando os grãos estiverem cozidos, desligue o fogo e mantenha a panela bem fechada, enquanto prepara a cebola dourada.

Já cortada em rodelas finas, passe-as na farinha de trigo, sacudindo bem para que saia o excesso. Coloque pouco azeite em uma frigideira, deixe aquecer e refogue as cebolas aos poucos, deixando-as dourar. Não use óleo demais e mantenha a frigideira bem aquecida. Adicione sal e uma generosa pitada de pimenta síria (eu coloco duas, gosto do sabor das especiarias bem acentuado). Se quiser, pode também colocá-las num refratário e usar o forno para dourá-las.

Sirva o arroz com as lentilhas e sobre eles, as cebolas douradas e cheirosas!




terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sopa de lentilhas à indiana

Essa receita é muito estimulante e aquece o corpo e a alma.
Perfeita para uma noite fria ou para quando estiverem tristes ou deprimidos... fica paradisíaca, se consumida com um vinho branco.



Ingredientes

um litro de água
250 g de lentilhas, deixadas previamente de molho
2 tomares maduros grandes, picados
duas pimentas malaguetas verdes, picadas
10 g de gengibre fresco, picado
1/4 ccf de cúrcuma
3 dentes de alho
sal marinho a gosto
uma CS de coentro picado
8 folhas de louro
uma CS de azeite de oliva

Como fazer

Leve uma panela ao fogo médio com a água e, quando ferver, acrescente as lentilhas, os tomates, as pimentas, o gengibre, a cúrcuma e 1 1/2 dente de alho. Acerte o sal e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos.

Retire a panela do fogo e bata as lentilhas no liquidificador, até obter a textura de um purê.

Volte a mistura novamente para a panela, junte o coentro e o louro e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos.

Pique o alho restante e, em frigideira, refogue-o no azeite.

Adicione-o à sopa e cozinhe por mais 5 minutos.

Sirva bem quente (acompanhe com o vinho branco, se gostar).

Rende 4 porções.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comida de inverno 2



Sopa de ervilhas com pedaços de abóbora okaido, cenoura e inhame, temperada com louro e gengibre, alho poró picadinho e cru na finalização, além de muito azeite de oliva..
Aquecendo e confortando!

Deixar as ervilhas de molho na véspera, enxaguar bem e cozinhá-las, com folhas de louro, uma cebola média inteira e um pedaço de gengibre, até que fiquem al dente.
Nesse momento, adicionar a abóbora, o inhame e a cenoura, picados.
Juntar azeite de oliva e salgar, cozinhando até que as ervilhas desmanchem.
Servir alho poró em fatias e azeite de oliva a gosto sobre a sopa, já colocada no prato.
Se desejar, adicione também uma colherinha de missô orgânico e produzido com soja não-transgênica, é medicinal, limpa e tonifica os pulmões, tão exigidos e agredidos nessa época do ano.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Comida de inverno 1



Arroz integral, feijão vermelho, farofa de pinhão com rama da cenoura, cebola e cebolinha verde, saladinha de rabanete, alho poró, sumo de gengibre, azeite de oliva e alface.

A rama da cenoura e a cebolinha são colocadas na farofa só na finalização, não perdem nutrientes. Refogar meia cebola bem picadinha em azeite de oliva e adicionar o pinhão previamente cozido e cortado em fatias, juntar a farinha de mandioca e salgar. Deixar tostando em fogo baixo, quando estiver no ponto, com uma cor dourada, juntar a rama da cenoura e a cebolinha verde picadas. Misturar alguns segundo e pronto!

O alho poró, a cebola, a cebolinha verde e o gengibre favorecem a circulação de energia. O rabanete e a rama da cenoura reforçam o yang e ajudam a retirar a umidade do organismo (poderíamos usar também o nabo). Os demais acrescentam a proteína, o carboidrato, a gordura e mais clorofila.
Pouco sal, invista no cravo, canela, noz moscada, orégano, cardamomo e pimenta jamaicana pra temperar.

Mas se o inverno for seco, segundo a medicina tradicional chinesa, esse ar seco e sem umidade faz sofrer os Pulmões e o Intestino Grosso, então recomenda alimentos de sabor azedo e água: morango, kiwi, carambola, gergelim preto, maçãs, limão, manga, laranja, tomate, uva, damasco seco, caqui, abacaxi, azeitona, goiaba, ervilha, tangerina, açafrão, acelga, ameixas.

"Embora os vegetais crus sejam sempre recomendados, a medicina tradicional chinesa sustenta que seu consumo deve ser moderado no inverno porque muitos são de natureza energética fria. São recomendadas, então, as raízes e os tubérculos cozidos (cenouras, nabos, cebolas, batatas, alhos) e em geral purês, sopas e outros pratos mais consistentes. 
Mas não se deve esquecer de comer diariamente uma boa salada variada e frutas frescas da estação, principalmente as cítricas, por sua grande quantidade de vitamina C, de reconhecida eficácia para prevenir ou reduzir a intensidade dos resfriados.

Considera-se que a necessidade de calorias aumenta 5% a cada seis graus de queda da temperatura. Por isso convém consumir mais carboidrato de absorção lenta, como os que encontramos em legumes e pão, massa, arroz e cerais integrais em geral." (Jornal Bem Estar/Julho 2012)


quarta-feira, 4 de julho de 2012

O mundo Segundo a Monsanto

Vídeo imperdível, legendado! Quem importa-se com sua alimentação e dá a ela um lugar de destaque nos cuidados com a saúde, deveria assistir.

Seduzindo com o natural



Já imaginaram uma mesa de festa infantil com essa construção de frutas?

Tão simples, tão bela, colorida e saborosa!

Melancia, melão, morangos, uvas, cerejas ou ameixas, laranjas... qual criança resistiria a experimentar uma delas?

terça-feira, 3 de julho de 2012

Vídeos apresentam experiências de agroecologia no país

Pra quem acha que não podemos viver sem os agrotóxicos e os transgênicos... agricultura saudável para um povo saudável!

"A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) promove o projeto Curta Agroecologia com pequenos documentários que retratam experiências de agricultura saudável no país. A ideia é dar visibilidade na cidade às iniciativas.



As produções também têm o objetivo de estimular a defesa de uma mudança no modelo de desenvolvimento agrário brasileiro. Elas mostram como a agroecologia é capaz de recuperar solos, cuidar das águas, promover a produção de alimentos sem venenos e aumentar a qualidade de vida de populações.

A intenção é fazer com que as pessoas do meio urbano estreitem laços com a luta de agricultores e agricultoras, reivindiquem do Estado políticas públicas e defendam a agricultura familiar agroecológica. Essa uma forma de produzir alimentos saudáveis em contraponto à produção agrícola industrial, que concentra terras e utiliza agrotóxicos.

É possível baixar gratuitamente os quatro vídeos, de aproximadamente sete minutos cada, na Internet. Eles abordam temas como: a vida das quebradeiras de coco babaçú no Maranhão; a preservação de nascentes através da mobilização da agricultura familiar em Minas Gerais; as redes de produção de alimentos agroecológicos no Rio Grande do Sul; e a convivência agroecológica no semiárido da Paraíba.

O lançamento do projeto foi realizado na Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20. De acordo com a ANA, a meta é divulgar ao máximo as experiências, promovendo sessões de exibição dos vídeos em universidades, sindicatos, espaços de trabalho, dentre outros espaços.

Agência Pulsar - publicado em 27/06/12"

Fonte: http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8927

Link para os vídeos: http://vimeo.com/agroecologia