A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mjadra: lentilhas, arroz e o dourado das cebolas



A lentilha é uma leguminosa que contém bastante ferro e é fonte de proteína. Muitos não gostam dos outros feijões, então ela surge como maravilhosa opção e não deveria ser consumida apenas na ceia de Ano Novo, para trazer fartura, segundo a tradição.
Mais rápida no cozimento, de maior digestibilidade e carregando muitos talentos - entre eles auxiliar no controle do diabetes e reduzir gorduras no organismo - ela possui 3 variedades de cor: vermelha, verde e marrom, sendo essa última a que mais conhecemos e consumimos, aqui no Brasil.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO (em 100 gramas do alimento):



Percebemos que a lentilha crua contém mais nutrientes, que são perdidos no cozimento. Podemos germinar seus grãos, colocando 8 horas na água. enxaguando bem e 8 horas no ar, enxaguando, de novo e aguardando que o "rabinho" da semente apareça. Utilizamos, então, em saladas, sanduíches etc.




Depois da sopa picante da postagem anterior, agora é a vez do Mjadra, prato árabe cuja base é constituída por lentilha e arroz. Fácil de fazer e gostoso de comer!

Ingredientes

uma xícara de arroz integral agulha
uma xícara de lentilhas
uma cebola média bem picada
duas cebolas grandes cortada em rodelas finas
3 CS de farinha de trigo integral
azeite de oliva e sal marinho a gosto
pimenta síria (pimenta do reino, pimenta da jamaica, canela, cravo e noz moscada, moídos juntos)

Como fazer

Deixar a lentilha de molho por, no mínimo 8 horas, desprezar a água e enxaguar bem os grãos. Deixar o arroz de molho por uma hora, igualmente desprezar essa água e enxaguar bastante. Reserve ambos, separadamente.

Refogue a cebola picada no azeite e adicione a lentilha, misture bem, depois despeje água quente (mais dois dedos) sobre ela. Cozinhe em fogo médio.

Quando estiver quase cozida, adicione o arroz e coloque mais água fervente, cobrindo os grãos e mais dois dedos, novamente. Cozinhe em fogo baixo, com a tampa da panela entreaberta. Se necessário, ponha mais água durante o cozimento.

Quando os grãos estiverem cozidos, desligue o fogo e mantenha a panela bem fechada, enquanto prepara a cebola dourada.

Já cortada em rodelas finas, passe-as na farinha de trigo, sacudindo bem para que saia o excesso. Coloque pouco azeite em uma frigideira, deixe aquecer e refogue as cebolas aos poucos, deixando-as dourar. Não use óleo demais e mantenha a frigideira bem aquecida. Adicione sal e uma generosa pitada de pimenta síria (eu coloco duas, gosto do sabor das especiarias bem acentuado). Se quiser, pode também colocá-las num refratário e usar o forno para dourá-las.

Sirva o arroz com as lentilhas e sobre eles, as cebolas douradas e cheirosas!




terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sopa de lentilhas à indiana

Essa receita é muito estimulante e aquece o corpo e a alma.
Perfeita para uma noite fria ou para quando estiverem tristes ou deprimidos... fica paradisíaca, se consumida com um vinho branco.



Ingredientes

um litro de água
250 g de lentilhas, deixadas previamente de molho
2 tomares maduros grandes, picados
duas pimentas malaguetas verdes, picadas
10 g de gengibre fresco, picado
1/4 ccf de cúrcuma
3 dentes de alho
sal marinho a gosto
uma CS de coentro picado
8 folhas de louro
uma CS de azeite de oliva

Como fazer

Leve uma panela ao fogo médio com a água e, quando ferver, acrescente as lentilhas, os tomates, as pimentas, o gengibre, a cúrcuma e 1 1/2 dente de alho. Acerte o sal e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos.

Retire a panela do fogo e bata as lentilhas no liquidificador, até obter a textura de um purê.

Volte a mistura novamente para a panela, junte o coentro e o louro e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos.

Pique o alho restante e, em frigideira, refogue-o no azeite.

Adicione-o à sopa e cozinhe por mais 5 minutos.

Sirva bem quente (acompanhe com o vinho branco, se gostar).

Rende 4 porções.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comida de inverno 2



Sopa de ervilhas com pedaços de abóbora okaido, cenoura e inhame, temperada com louro e gengibre, alho poró picadinho e cru na finalização, além de muito azeite de oliva..
Aquecendo e confortando!

Deixar as ervilhas de molho na véspera, enxaguar bem e cozinhá-las, com folhas de louro, uma cebola média inteira e um pedaço de gengibre, até que fiquem al dente.
Nesse momento, adicionar a abóbora, o inhame e a cenoura, picados.
Juntar azeite de oliva e salgar, cozinhando até que as ervilhas desmanchem.
Servir alho poró em fatias e azeite de oliva a gosto sobre a sopa, já colocada no prato.
Se desejar, adicione também uma colherinha de missô orgânico e produzido com soja não-transgênica, é medicinal, limpa e tonifica os pulmões, tão exigidos e agredidos nessa época do ano.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Comida de inverno 1



Arroz integral, feijão vermelho, farofa de pinhão com rama da cenoura, cebola e cebolinha verde, saladinha de rabanete, alho poró, sumo de gengibre, azeite de oliva e alface.

A rama da cenoura e a cebolinha são colocadas na farofa só na finalização, não perdem nutrientes. Refogar meia cebola bem picadinha em azeite de oliva e adicionar o pinhão previamente cozido e cortado em fatias, juntar a farinha de mandioca e salgar. Deixar tostando em fogo baixo, quando estiver no ponto, com uma cor dourada, juntar a rama da cenoura e a cebolinha verde picadas. Misturar alguns segundo e pronto!

O alho poró, a cebola, a cebolinha verde e o gengibre favorecem a circulação de energia. O rabanete e a rama da cenoura reforçam o yang e ajudam a retirar a umidade do organismo (poderíamos usar também o nabo). Os demais acrescentam a proteína, o carboidrato, a gordura e mais clorofila.
Pouco sal, invista no cravo, canela, noz moscada, orégano, cardamomo e pimenta jamaicana pra temperar.

Mas se o inverno for seco, segundo a medicina tradicional chinesa, esse ar seco e sem umidade faz sofrer os Pulmões e o Intestino Grosso, então recomenda alimentos de sabor azedo e água: morango, kiwi, carambola, gergelim preto, maçãs, limão, manga, laranja, tomate, uva, damasco seco, caqui, abacaxi, azeitona, goiaba, ervilha, tangerina, açafrão, acelga, ameixas.

"Embora os vegetais crus sejam sempre recomendados, a medicina tradicional chinesa sustenta que seu consumo deve ser moderado no inverno porque muitos são de natureza energética fria. São recomendadas, então, as raízes e os tubérculos cozidos (cenouras, nabos, cebolas, batatas, alhos) e em geral purês, sopas e outros pratos mais consistentes. 
Mas não se deve esquecer de comer diariamente uma boa salada variada e frutas frescas da estação, principalmente as cítricas, por sua grande quantidade de vitamina C, de reconhecida eficácia para prevenir ou reduzir a intensidade dos resfriados.

Considera-se que a necessidade de calorias aumenta 5% a cada seis graus de queda da temperatura. Por isso convém consumir mais carboidrato de absorção lenta, como os que encontramos em legumes e pão, massa, arroz e cerais integrais em geral." (Jornal Bem Estar/Julho 2012)


quarta-feira, 4 de julho de 2012

O mundo Segundo a Monsanto

Vídeo imperdível, legendado! Quem importa-se com sua alimentação e dá a ela um lugar de destaque nos cuidados com a saúde, deveria assistir.

Seduzindo com o natural



Já imaginaram uma mesa de festa infantil com essa construção de frutas?

Tão simples, tão bela, colorida e saborosa!

Melancia, melão, morangos, uvas, cerejas ou ameixas, laranjas... qual criança resistiria a experimentar uma delas?

terça-feira, 3 de julho de 2012

Vídeos apresentam experiências de agroecologia no país

Pra quem acha que não podemos viver sem os agrotóxicos e os transgênicos... agricultura saudável para um povo saudável!

"A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) promove o projeto Curta Agroecologia com pequenos documentários que retratam experiências de agricultura saudável no país. A ideia é dar visibilidade na cidade às iniciativas.



As produções também têm o objetivo de estimular a defesa de uma mudança no modelo de desenvolvimento agrário brasileiro. Elas mostram como a agroecologia é capaz de recuperar solos, cuidar das águas, promover a produção de alimentos sem venenos e aumentar a qualidade de vida de populações.

A intenção é fazer com que as pessoas do meio urbano estreitem laços com a luta de agricultores e agricultoras, reivindiquem do Estado políticas públicas e defendam a agricultura familiar agroecológica. Essa uma forma de produzir alimentos saudáveis em contraponto à produção agrícola industrial, que concentra terras e utiliza agrotóxicos.

É possível baixar gratuitamente os quatro vídeos, de aproximadamente sete minutos cada, na Internet. Eles abordam temas como: a vida das quebradeiras de coco babaçú no Maranhão; a preservação de nascentes através da mobilização da agricultura familiar em Minas Gerais; as redes de produção de alimentos agroecológicos no Rio Grande do Sul; e a convivência agroecológica no semiárido da Paraíba.

O lançamento do projeto foi realizado na Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20. De acordo com a ANA, a meta é divulgar ao máximo as experiências, promovendo sessões de exibição dos vídeos em universidades, sindicatos, espaços de trabalho, dentre outros espaços.

Agência Pulsar - publicado em 27/06/12"

Fonte: http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8927

Link para os vídeos: http://vimeo.com/agroecologia

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Final da votação: conto com vocês!

Amigos e visitantes do blog, amanhã é o último dia (31/05) para votar na minha pizza veg (sem nenhum ingrediente de origem animal) no concurso de culinária da Quebra-Cabeça, lá no facebook!

Quem estiver no facebook e quiser fazer a gentileza de votar, é só ir no link da minha receita e CURTIR: 

CURTIR AQUI 


Grata pela colaboração!




segunda-feira, 21 de maio de 2012

Feijoada vegetariana

Frio chegando, dá vontade consumir comidas mais calóricas... É hora de saborear uma feijoada vegetariana, por exemplo. Encomende a sua no Balcão de Delícias Naturebas: feijoada vegetariana completa - com acompanhamento - peça aqui!




quarta-feira, 16 de maio de 2012

Concurso de Culinária Vegana

Leitores e amigos, estou participando do 1º Concurso de Culinária Vegana "Cozinhando com Quebra-Cabeça" e gostaria de contar com o voto de vocês!

Para isso, precisam acessar o link abaixo e curtir minha receita!

Cliquem aqui: Pizza Dio, ma che kejo!







Grata pela preferência, conto com vocês! :)

É possível votar (curtir) a receita no Facebook até o dia 31 de Maio!