A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comida de inverno 2



Sopa de ervilhas com pedaços de abóbora okaido, cenoura e inhame, temperada com louro e gengibre, alho poró picadinho e cru na finalização, além de muito azeite de oliva..
Aquecendo e confortando!

Deixar as ervilhas de molho na véspera, enxaguar bem e cozinhá-las, com folhas de louro, uma cebola média inteira e um pedaço de gengibre, até que fiquem al dente.
Nesse momento, adicionar a abóbora, o inhame e a cenoura, picados.
Juntar azeite de oliva e salgar, cozinhando até que as ervilhas desmanchem.
Servir alho poró em fatias e azeite de oliva a gosto sobre a sopa, já colocada no prato.
Se desejar, adicione também uma colherinha de missô orgânico e produzido com soja não-transgênica, é medicinal, limpa e tonifica os pulmões, tão exigidos e agredidos nessa época do ano.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Comida de inverno 1



Arroz integral, feijão vermelho, farofa de pinhão com rama da cenoura, cebola e cebolinha verde, saladinha de rabanete, alho poró, sumo de gengibre, azeite de oliva e alface.

A rama da cenoura e a cebolinha são colocadas na farofa só na finalização, não perdem nutrientes. Refogar meia cebola bem picadinha em azeite de oliva e adicionar o pinhão previamente cozido e cortado em fatias, juntar a farinha de mandioca e salgar. Deixar tostando em fogo baixo, quando estiver no ponto, com uma cor dourada, juntar a rama da cenoura e a cebolinha verde picadas. Misturar alguns segundo e pronto!

O alho poró, a cebola, a cebolinha verde e o gengibre favorecem a circulação de energia. O rabanete e a rama da cenoura reforçam o yang e ajudam a retirar a umidade do organismo (poderíamos usar também o nabo). Os demais acrescentam a proteína, o carboidrato, a gordura e mais clorofila.
Pouco sal, invista no cravo, canela, noz moscada, orégano, cardamomo e pimenta jamaicana pra temperar.

Mas se o inverno for seco, segundo a medicina tradicional chinesa, esse ar seco e sem umidade faz sofrer os Pulmões e o Intestino Grosso, então recomenda alimentos de sabor azedo e água: morango, kiwi, carambola, gergelim preto, maçãs, limão, manga, laranja, tomate, uva, damasco seco, caqui, abacaxi, azeitona, goiaba, ervilha, tangerina, açafrão, acelga, ameixas.

"Embora os vegetais crus sejam sempre recomendados, a medicina tradicional chinesa sustenta que seu consumo deve ser moderado no inverno porque muitos são de natureza energética fria. São recomendadas, então, as raízes e os tubérculos cozidos (cenouras, nabos, cebolas, batatas, alhos) e em geral purês, sopas e outros pratos mais consistentes. 
Mas não se deve esquecer de comer diariamente uma boa salada variada e frutas frescas da estação, principalmente as cítricas, por sua grande quantidade de vitamina C, de reconhecida eficácia para prevenir ou reduzir a intensidade dos resfriados.

Considera-se que a necessidade de calorias aumenta 5% a cada seis graus de queda da temperatura. Por isso convém consumir mais carboidrato de absorção lenta, como os que encontramos em legumes e pão, massa, arroz e cerais integrais em geral." (Jornal Bem Estar/Julho 2012)


quarta-feira, 4 de julho de 2012

O mundo Segundo a Monsanto

Vídeo imperdível, legendado! Quem importa-se com sua alimentação e dá a ela um lugar de destaque nos cuidados com a saúde, deveria assistir.

Seduzindo com o natural



Já imaginaram uma mesa de festa infantil com essa construção de frutas?

Tão simples, tão bela, colorida e saborosa!

Melancia, melão, morangos, uvas, cerejas ou ameixas, laranjas... qual criança resistiria a experimentar uma delas?

terça-feira, 3 de julho de 2012

Vídeos apresentam experiências de agroecologia no país

Pra quem acha que não podemos viver sem os agrotóxicos e os transgênicos... agricultura saudável para um povo saudável!

"A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) promove o projeto Curta Agroecologia com pequenos documentários que retratam experiências de agricultura saudável no país. A ideia é dar visibilidade na cidade às iniciativas.



As produções também têm o objetivo de estimular a defesa de uma mudança no modelo de desenvolvimento agrário brasileiro. Elas mostram como a agroecologia é capaz de recuperar solos, cuidar das águas, promover a produção de alimentos sem venenos e aumentar a qualidade de vida de populações.

A intenção é fazer com que as pessoas do meio urbano estreitem laços com a luta de agricultores e agricultoras, reivindiquem do Estado políticas públicas e defendam a agricultura familiar agroecológica. Essa uma forma de produzir alimentos saudáveis em contraponto à produção agrícola industrial, que concentra terras e utiliza agrotóxicos.

É possível baixar gratuitamente os quatro vídeos, de aproximadamente sete minutos cada, na Internet. Eles abordam temas como: a vida das quebradeiras de coco babaçú no Maranhão; a preservação de nascentes através da mobilização da agricultura familiar em Minas Gerais; as redes de produção de alimentos agroecológicos no Rio Grande do Sul; e a convivência agroecológica no semiárido da Paraíba.

O lançamento do projeto foi realizado na Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20. De acordo com a ANA, a meta é divulgar ao máximo as experiências, promovendo sessões de exibição dos vídeos em universidades, sindicatos, espaços de trabalho, dentre outros espaços.

Agência Pulsar - publicado em 27/06/12"

Fonte: http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8927

Link para os vídeos: http://vimeo.com/agroecologia

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Final da votação: conto com vocês!

Amigos e visitantes do blog, amanhã é o último dia (31/05) para votar na minha pizza veg (sem nenhum ingrediente de origem animal) no concurso de culinária da Quebra-Cabeça, lá no facebook!

Quem estiver no facebook e quiser fazer a gentileza de votar, é só ir no link da minha receita e CURTIR: 

CURTIR AQUI 


Grata pela colaboração!




segunda-feira, 21 de maio de 2012

Feijoada vegetariana

Frio chegando, dá vontade consumir comidas mais calóricas... É hora de saborear uma feijoada vegetariana, por exemplo. Encomende a sua no Balcão de Delícias Naturebas: feijoada vegetariana completa - com acompanhamento - peça aqui!




quarta-feira, 16 de maio de 2012

Concurso de Culinária Vegana

Leitores e amigos, estou participando do 1º Concurso de Culinária Vegana "Cozinhando com Quebra-Cabeça" e gostaria de contar com o voto de vocês!

Para isso, precisam acessar o link abaixo e curtir minha receita!

Cliquem aqui: Pizza Dio, ma che kejo!







Grata pela preferência, conto com vocês! :)

É possível votar (curtir) a receita no Facebook até o dia 31 de Maio!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Caldo de legumes

Maravilhoso e saudável caldo de legumes, preparação ensinada nesse excelente vídeo, pelo chef André Cantú, do restaurante vegano Broto de Primavera (São Paulo).

Quem disse que só a Knorr e a Maggi sabem fazer cubinhos de caldo de legumes? hahahahaha Sai pra lá, cubinho com glutamato monossódico!

Receita hiper natureba, fiquei apaixonada e vou fazer, logo após ir na feira desse sábado, comprar todos o ingredientes, orgânicos, certamente!

Fiquei fã do chef, parabéns a ele!

 

domingo, 6 de maio de 2012

Azeite de Oliva já tem produção brasileira

                                                                      Imagens: Gastronomia Sustentável


"Em fazendas localizadas no Sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, vem ocorrendo uma ousadia agrícola poucas vezes tentada no país: o desenvolvimento de oliveiras para a produção de azeite de oliva. Nunca antes tentado no Brasil com esta intensidade, a experiência de produzir azeitonas e delas extrair o óleo não encontra pararelo em outras incursões do passado com esse tipo de escala.

Produto tipicamente ibérico e milenar da região do Mediterrâneo, a azeitona nunca foi vista em solo nacional como um produto que pudesse de fato virar um "comodity", algo no qual a lavoura pudesse realmente estar amparada e gerar grande faturamento. Entretanto, este passado está sendo mudado no Sul de Minas Gerais. O plantio horizontal de oliveiras em anos passados começa a dar seus primeiros frutos e os primeiros litros desse azeite estão sendo bem aceitos. Talvez também esse processo seja favorecido por uma nova época interessada em produtos artesanais e feitos com maior cuidado.

Hoje, somando a produção de fazendas das cidades de Camundacaia, Delfom Moreira e outras próximas em Minas Gerais, possam talvez ser somados mais um milhão de pés de oliveiras plantados. Para industrializar, de fato, são necessários equipamentos de prensagem, de processamento e filtros que aí sim resultam no famoso óleo de oliva.

Os primeiros litros destes produtores mineiros vêm sendo atrações em eventos e feiras gastronômicas da região. Chefs locais têm aprovado e o produto é percebido como gourmet, justamente por sua pequena escala. Assim também é interessante para o produtor, já que pode remunerar o processo.

A Epamig - empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais - está apoiando este projeto com assessoria e suporte técnico. Essa exploração de culturas especializadas em micro região é uma forma de gerar valor para estas comunidades e evitar a competição com as produções de monocultura. É uma saída econômica e o grande aliado pode ser o setor gastronômico.

Bem vindo ao azeite de oliva brasileiro, com sabor mineiro!"

 Fonte: Azeite de Oliva já tem produção brasileira em Minas


Que notícia maravilhosa, poder prestigiar mais um produto brasileiro! Tomara logo tenhamos acesso a esse azeite de oliva mineiro e espero poder só tecer comentário favoráveis.