A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Escolha o melhor alimento

Quer ter alimentação saudável, de qualidade e saborosa?
Siga os passos, se não puder todos, ao menos alguns.



sábado, 11 de maio de 2013

Muffins de chocolate e banana

Nigella Lawson esteve no Brasil pela primeira vez, para lançar seu livro Na Cozinha com Nigella – Receitas do Coração da Casa (Best Seller, 512 páginas, 99,90 reais).
Participou de vários programas de televisão, entre eles o Mais Você, onde fez uma receita de muffin de chocolate e banana.
Sugeriu que façamos uma homenagem às mães na data comemorada amanhã, dia 12 de maio, oferecendo os muffins no café da manhã.
São muito fáceis de fazer, ficam macios e deliciosos.
Se ainda não sabem quem é Nigella Lawson, informem-se aqui: “A comida simples é a melhor”, decreta musa britânica da cozinha.

Muffins de chocolate e banana

Testei a receita e aprovei!

 

Ingredientes 

3 bananas nanicas bem maduras (ou "passadas") e amassadas
125 ml de óleo vegetal
2 ovos (quem não os consome, use o gel de linhaça, uma colher de sopa substitui um ovo)
100 g de açúcar mascavo claro
225 g de farinha de trigo
3 CS de cacau em pó (atenção, não é chocolate em pó, tipo nescau, mas cacau)
uma cc de bicarbonato de sódio

Como fazer

Numa tigela, coloque as bananas amassadas, junte o óleo, os ovos batidos (ou o gel de linhaça) e o açúcar mascavo. Misture bem esses ingredientes e reserve.

 






















Em outra tigela, coloque a farinha de trigo peneirada, o cacau também peneirado e, por último, o bicarbonato de sódio. Misture-os e adicione ao conteúdo da outra tigela, batendo suavemente até que a massa fique homogênea.


Preaqueça o forno, enquanto despeja a massa em forminhas de muffin e leve para assar durante 15 a 20 minutos. Como o meu forno é uma carroça, levaram 35 minutos para ficarem no ponto: escuros, redondos e crescendo para fora das forminhas. Na verdade, os meus não transbordaram, porque não coloquei muita massa. Como não sabia a quantidade exata (sem conhecer como essa massa reagiria), optei por colocar menos e evitar que vazassem demais. Mas dá para ultrapassar a metade da forma tranquilamente.

 

Espere esfriar um pouco na forma antes de transferir para uma grelha. Na grelha, há espaço para o ar circular e assim o muffin não fica umedecido em alguns pontos, mas esfria igualmente. Essa quantidade de massa rendeu 10 muffins grandes.

Desejo um domingo bem animado a todas as mulheres que exercem a função/missão da maternidade!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O coração da bananeira



Fazendo xarope com o coração da bananeira (na verdade, é a flor, também conhecida como umbigo ou mangará).

Aí descubro que também dá pra fazer esse pitéu:

Fatiar o coração em lâminas, que são mantidas numa bacia com água e algumas colheres de suco de limão ou vinagre para descansar por alguns minutos e evitar o escurecimento.
Depois, ferver um litro de água e acrescentar limão ou vinagre, jogando-a, aos poucos, sobre as lâminas e desprezando o líquido - repita o processo (conhecido como "aferventar") de 3 a 4 vezes .
Após, tempere-as a gosto e sirva como salada (acompanhando legumes, folhas, brotos etc) ou refogadas com outros ingredientes.

Quando comprar o próximo, vou experimentar.