A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mjadra: lentilhas, arroz e o dourado das cebolas



A lentilha é uma leguminosa que contém bastante ferro e é fonte de proteína. Muitos não gostam dos outros feijões, então ela surge como maravilhosa opção e não deveria ser consumida apenas na ceia de Ano Novo, para trazer fartura, segundo a tradição.
Mais rápida no cozimento, de maior digestibilidade e carregando muitos talentos - entre eles auxiliar no controle do diabetes e reduzir gorduras no organismo - ela possui 3 variedades de cor: vermelha, verde e marrom, sendo essa última a que mais conhecemos e consumimos, aqui no Brasil.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO (em 100 gramas do alimento):



Percebemos que a lentilha crua contém mais nutrientes, que são perdidos no cozimento. Podemos germinar seus grãos, colocando 8 horas na água. enxaguando bem e 8 horas no ar, enxaguando, de novo e aguardando que o "rabinho" da semente apareça. Utilizamos, então, em saladas, sanduíches etc.




Depois da sopa picante da postagem anterior, agora é a vez do Mjadra, prato árabe cuja base é constituída por lentilha e arroz. Fácil de fazer e gostoso de comer!

Ingredientes

uma xícara de arroz integral agulha
uma xícara de lentilhas
uma cebola média bem picada
duas cebolas grandes cortada em rodelas finas
3 CS de farinha de trigo integral
azeite de oliva e sal marinho a gosto
pimenta síria (pimenta do reino, pimenta da jamaica, canela, cravo e noz moscada, moídos juntos)

Como fazer

Deixar a lentilha de molho por, no mínimo 8 horas, desprezar a água e enxaguar bem os grãos. Deixar o arroz de molho por uma hora, igualmente desprezar essa água e enxaguar bastante. Reserve ambos, separadamente.

Refogue a cebola picada no azeite e adicione a lentilha, misture bem, depois despeje água quente (mais dois dedos) sobre ela. Cozinhe em fogo médio.

Quando estiver quase cozida, adicione o arroz e coloque mais água fervente, cobrindo os grãos e mais dois dedos, novamente. Cozinhe em fogo baixo, com a tampa da panela entreaberta. Se necessário, ponha mais água durante o cozimento.

Quando os grãos estiverem cozidos, desligue o fogo e mantenha a panela bem fechada, enquanto prepara a cebola dourada.

Já cortada em rodelas finas, passe-as na farinha de trigo, sacudindo bem para que saia o excesso. Coloque pouco azeite em uma frigideira, deixe aquecer e refogue as cebolas aos poucos, deixando-as dourar. Não use óleo demais e mantenha a frigideira bem aquecida. Adicione sal e uma generosa pitada de pimenta síria (eu coloco duas, gosto do sabor das especiarias bem acentuado). Se quiser, pode também colocá-las num refratário e usar o forno para dourá-las.

Sirva o arroz com as lentilhas e sobre eles, as cebolas douradas e cheirosas!




terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sopa de lentilhas à indiana

Essa receita é muito estimulante e aquece o corpo e a alma.
Perfeita para uma noite fria ou para quando estiverem tristes ou deprimidos... fica paradisíaca, se consumida com um vinho branco.



Ingredientes

um litro de água
250 g de lentilhas, deixadas previamente de molho
2 tomares maduros grandes, picados
duas pimentas malaguetas verdes, picadas
10 g de gengibre fresco, picado
1/4 ccf de cúrcuma
3 dentes de alho
sal marinho a gosto
uma CS de coentro picado
8 folhas de louro
uma CS de azeite de oliva

Como fazer

Leve uma panela ao fogo médio com a água e, quando ferver, acrescente as lentilhas, os tomates, as pimentas, o gengibre, a cúrcuma e 1 1/2 dente de alho. Acerte o sal e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos.

Retire a panela do fogo e bata as lentilhas no liquidificador, até obter a textura de um purê.

Volte a mistura novamente para a panela, junte o coentro e o louro e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos.

Pique o alho restante e, em frigideira, refogue-o no azeite.

Adicione-o à sopa e cozinhe por mais 5 minutos.

Sirva bem quente (acompanhe com o vinho branco, se gostar).

Rende 4 porções.