A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 6 de maio de 2012

Azeite de Oliva já tem produção brasileira

                                                                      Imagens: Gastronomia Sustentável


"Em fazendas localizadas no Sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, vem ocorrendo uma ousadia agrícola poucas vezes tentada no país: o desenvolvimento de oliveiras para a produção de azeite de oliva. Nunca antes tentado no Brasil com esta intensidade, a experiência de produzir azeitonas e delas extrair o óleo não encontra pararelo em outras incursões do passado com esse tipo de escala.

Produto tipicamente ibérico e milenar da região do Mediterrâneo, a azeitona nunca foi vista em solo nacional como um produto que pudesse de fato virar um "comodity", algo no qual a lavoura pudesse realmente estar amparada e gerar grande faturamento. Entretanto, este passado está sendo mudado no Sul de Minas Gerais. O plantio horizontal de oliveiras em anos passados começa a dar seus primeiros frutos e os primeiros litros desse azeite estão sendo bem aceitos. Talvez também esse processo seja favorecido por uma nova época interessada em produtos artesanais e feitos com maior cuidado.

Hoje, somando a produção de fazendas das cidades de Camundacaia, Delfom Moreira e outras próximas em Minas Gerais, possam talvez ser somados mais um milhão de pés de oliveiras plantados. Para industrializar, de fato, são necessários equipamentos de prensagem, de processamento e filtros que aí sim resultam no famoso óleo de oliva.

Os primeiros litros destes produtores mineiros vêm sendo atrações em eventos e feiras gastronômicas da região. Chefs locais têm aprovado e o produto é percebido como gourmet, justamente por sua pequena escala. Assim também é interessante para o produtor, já que pode remunerar o processo.

A Epamig - empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais - está apoiando este projeto com assessoria e suporte técnico. Essa exploração de culturas especializadas em micro região é uma forma de gerar valor para estas comunidades e evitar a competição com as produções de monocultura. É uma saída econômica e o grande aliado pode ser o setor gastronômico.

Bem vindo ao azeite de oliva brasileiro, com sabor mineiro!"

 Fonte: Azeite de Oliva já tem produção brasileira em Minas


Que notícia maravilhosa, poder prestigiar mais um produto brasileiro! Tomara logo tenhamos acesso a esse azeite de oliva mineiro e espero poder só tecer comentário favoráveis.

Nenhum comentário: