A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ceia de Ano Novo tem que ter lentilha!

Comer um prato de lentilhas: essa é uma tradição indispensável na passagem de ano, para atrair boa sorte e prosperidade, mas existem outros alimentos que também são símbolos de fartura e podem farte parte da sua mesa, inclusive como decoração.

Arroz - representa fartura para os orientais.

Cereja - dizem que garante a presença do amor durante todo o ano.

Frutas secas - atraem a boa sorte (castanhas, amêndoas, tâmaras, damasco). Se isso for mesmo verdade, sou uma das pessoas mais sortudas do planeta, pois como frutas secas diariamente... rs

Louro - adicionado à lentilha, aumenta a prosperidade. Guardar uma folha dele na carteira atrai dinheiro.

Romã - suas 365 sementes garantiriam bons fluídos para cada um dos dias do ano e dinheiro; veja aqui uma receita feita com ela.

Uvas - comer 7 bagos à meia-noite simboliza sucesso financeiro.

Maçã - para quem busca uma conquista amorosa.

É certo e sacramentado que farei uma receita com lentilhas para a minha ceia do dia 31, quando comerei uma boa porção delas ao soar das 12 badaladas da meia-noite!

Essa receita, originalmente, é da Yoki, vem numa das embalagens de lentilhas que a empresa comercializa e fiz algumas modificações, como retirar o caldo de bacon (por razões óbvias, sendo vegetariana), o alho (quando a receita pede alho e cebola, fico apenas com um deles), tostando levemente as amêndoas, em lugar de torrá-las, adicionando canela, como fazem os indianos e mudando a maneira de fazer. Hahahahahaha... ainda é a receita da Yoki?

LENTILHA COM AMÊNDOAS E ESPECIARIAS

Ingredientes

2 CS de óleo vegetal
uma cebola grande picada
uma cc de cúrcuma (açafrão da terra) em pó
1/2 CS de coentro em pó
1/2 cc de cominho em pó
50 g de amêndoas tostadas picadas
uma xícara de lentilha (a da Yoki não é orgânica, se puder, compre uma que seja)
uma CS de molho de tomate bem encorpado
uma CS de sal marinho com ervas (manjerona, salsa, cebolinha etc)
uma pitada de pimenta do reino moída
uma pitada de açúcar
um pouquinho de canela e azeite de oliva para a finalização
água o bastante, para o cozimento

Como fazer

Cozinhe a lentilha em água, o suficiente para cobri-la e mais um pouco (aproximadamente 650 ml). Regue com um fio de óleo. Quando a água ferver, ponha em fogo baixo. Acrescente o sal com as ervas, a pimenta e o açúcar quando estiver quase no final do cozimento (os grãos macios). Reserve.

À parte, doure no óleo a cebola, a cúrcuma, o coentro e o cominho. Adicione à lentilha, mais o molho de tomate e deixe cozinhar por 10 minutos.

Corrija o tempero e adicione as amêndoas. Salpique canela em pó e regue com azeite de oliva

Muita prosperidade, sucesso e conquistas em 2012 a todos!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Aguardando 2012!


O ano de 2012 será regido, segundo a Astrologia, pela Lua.
O que isso significa e como nos influencia?


"O ano de 2012 será regido pela Lua que representa o princípio feminino, a mãe, a infância, o lar materno, o passado, os ancestrais e as memórias. A mãe é quem nos ampara, nos acolhe e nos alimenta assim como a nossa terra nos acolhe, produz os alimentos, nos dá a vida e nos acolhe após a morte. E assim como uma mãe, a terra tem muito a nos ensinar mas também nos educar para que a saibamos respeitar. É o ano em que estaremos valorizando mais o nosso planeta, o nosso país, a nossa cidade, a terra em que nascemos.

Apesar de muitas instabilidades em todos os níveis, será importante o núcleo familiar que estará em fase de uma nova composição. A sintonia com a Lua levará muitas pessoas a desejarem criar uma família, ter uma casa, criar raízes em um lugar ou uma referência para si. A Lua poderá exaltar o desejo de gerar um filho, gerar um novo projeto, plantar uma semente para germinar no futuro.

A Lua representa o leite materno que nos nutre para que possamos nos desenvolver. Igualmente, a terra produz o nosso alimento e faz nascer as águas que aplaca a nossa sede. A Lua rege o signo de câncer, o signo da proteção. Mares, oceanos, lagoas e rios deverão merecer a nossa atenção e haverá muitos movimentos de proteção às águas em 2012, elemento vital para nossa sobrevivência.

2012 será o ano da sensibilidade, das emoções, das mudanças e das recordações. Estaremos mais sensíveis para valorizar o nosso patrimônio cultural e científico, velhas recordações que irão nos mostrar os melhores caminhos para evoluir e os erros do passado a evitar. Apesar da nostalgia dos velhos tempos que poderá influenciar na moda e nos costumes, estaremos desejosos de realizar muitas mudanças em nossas vidas.

A Lua representa na astrologia mundial o povo de um país. Por isso há possibilidade de surgir movimentos em massa em forma de passeatas e manifestações populares clamando maior atenção às suas necessidades. As mulheres e as figuras maternais estarão buscando uma nova abordagem mais adequadas ao novo tempo em que estamos vivendo. É um tempo de dar mais atenção às crianças, às suas necessidades básicas e de valorizar a educação. Já dizia Monteiro Lobato: " Um país se faz com homens e livros"...

Para entrar em sintonia com a Lua no ano novo, as cores branca e prateada são mais adequadas, assim como a decoração com flores e velas brancas. O anjo protetor desse ano será o Arcanjo Gabriel, o mensageiro de Deus."

Lua, regente do ano 2012

Como entrar em sintonia com a Lua na virada do ano

"A sintonia com a Lua é ideal para aqueles que querem mudar de casa, querem casar, querem ter um filho, ou querem "gerar" um novo projeto, uma nova semente de vida, seja ela qual for. A cerimônia da virada pode ser feita perto de um lago, de uma nascente ou de um rio, ou até mesmo à beira do mar.

Invoque o belíssimo Arcanjo GABRIEL (Mensageiro de Deus, Ser Forte em Deus) que irá proteger o ano de 2012.
Roupas: Branca com acessórios prateados ou dourados.
Flores: Lírios brancos, margaridas, copos de leite ou ninféias aquáticas
Pedras: Opala, pedra da lua, quartzo branco, perolas.
Incensos: Aloés, jasmim.
Velas: Branca ou prata

Não esqueça das lentilhas no prato! E também lembre que para gerar abundância você precisa ser generoso: doe alimentos aos mais carentes!"

2012 - ano regido pela Lua

Muitas pessoas estão apreensivas pela chegada desse ano, que segundo interpretações do Calendário dos Maias, seria um ano de cataclismas que gerariam o "fim do mundo".
Penso que a crosta terrestre está em constante mutação, que ela muda como tudo no Universo.
Vimos um exemplo disso no que ocorreu no Japão em 2011. Como a Lua influencia as marés e é instável, é possível que ocorram inundações e uma grande agitação das águas (não esquecendo que 70% da nossa massa corporal é composta por esse líquido).
O mundo não irá acabar nunca, mas transformar-se.
Não esquecendo também que muitas modificações que ocorrem atualmente no planeta foram ocasionadas pela ganância do Homem: desmatamento, poluição, exploração excessiva dos bens naturais, falta de ética, crueldade com os seres vivos, até os mares - toda aquela imensidão de águas - estão intoxicados...
Então, temos que estar cientes de que haverá um retorno - o que se planta, colhe-se.


Mas sempre há a possibilidade da conversão de forças, por isso creio que devemos emitir muitos pensamentos positivos, enviar ondas de energia cheias de amor, perdão, tolerância, aceitação do inevitável e de transformação daquilo que for possível mudar para melhor!
Esteja preparado para as mudanças, mas trabalhe para focar-se naquilo que elas tragam de positivo e como ferramentas para crescermos!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Antepasto de berinjela e agito na cozinha


Quem acha que "festa do pijama" é só para adolescentes, enganou-se... ela pode ser curtida em qualquer fase da vida, basta ter animação de sobra e amigas (ou parentes) legais pra armar a bagunça!

Assim, fizemos uma reunião na quinta-feira passada, na casa de uma prima em segundo grau, Maria Helena Scheibe Frusciante (a Babi); fomos minha filha caçula, Ísis, minha tia, Marly Noronha e eu. Planejávamos dormir cedo para acordar também cedo e participar de um brechó. Mas quem disse que conseguimos ir pra cama sem agitar nada antes? Ela tem uma casa linda, bem espaçosa, com um pátio maravilhoso e situada num bairro bem distante, parecia que estávamos no interior: muito silêncio e sossego!

Babi queria preparar um antepasto de berinjela pra ser degustado na sua festa de Natal, ela é uma cozinheira experiente e gosta de agradar a família com suas especialidades, principalmente os filhos. É claro que concordei em participar, seria a chance de aprender mais uma receita e me divertir.

Minha prima já havia comprado os ingredientes: 10 berinjelas grandes, 6 pimentões grandes, duas cabeças de alho e os temperos que guardava em sua cozinha: orégano, pimenta preta, gengibre, vinagre de vinho, azeite de oliva e sal.

Depois de fazermos um lanche e assistirmos à novela (que torcida pelo beijo dos personagens!), pegamos o rumo da cozinha.

Inicialmente, tínhamos que picar bem a berinjela, cortá-la bem fininha. Pra ajudar, um processador é indispensável (vi que o dela era da marca NKS Home, procurei a página  mas não tinham mais esse aparelho na lista; uma pena, pois era muito eficiente e rápido). Depois disso, ela passou as fatias de berinjela na máquina de fazer massa, pra ficarem mais fininhas ainda, mas acho que só a fase do processador é suficiente... Colocamos as fatias numa peneira e esprememos, para que saísse todo o líquido. O próximo passo foi despejar água quente sobre elas, espremendo novamente. Enquanto fazíamos isso, muita conversa e risadas nos movimentavam.

A seguir, fatiar bem os pimentões e o alho. Chegou a hora de temperar.

Uma bacia continha a berinjela, outra os pimentões.
Sem medidas rígidas para temperar, você é quem decide, seguindo a função de cada tempero e a sua experiência: vinagre e azeite para conservar (mais ou menos 1/2 xícara de vinagre e 1/2 xícara de azeite), orégano e pimenta preta em pó para dar sabor (duas colheres de sopa bem cheias do primeiro e uma colher de chá da segunda) e o sal, a gosto. Misturar bem e adicionar muito alho picado.

Aí, separamos uma porção da berinjela, na qual juntamos passas (3 CS) e gengibre ralado (umas duas colheres de sopa).
Outra porção foi misturada ao pimentão. Ficamos, então, com 3 tipos de antepasto: berinjela pura, com pimentão e com passas (ela disse já ter também adicionado nozes a essa e ficou muito bom).

Último passo: colocar em vidros. Dois ficaram para nós, as visitas e a Babi decidiu colocar as três variedades num só vidro, em camadas alternadas. Gosto disso nela, a facilidade pra inventar e até mudar a direção de um planejamento, sem seguir um caminho rígido (mesmo assim, tudo acaba bem organizado, no final). Finalizando, coloca-se mais azeite de oliva sobre o antepasto. Guardar na geladeira e depois de 3 dias, já pode-se comer. Vou deixar o meu mais tempo, pra ficar bem curtido...

A essa altura, minha filha já estava dormindo e minha tia cambaleando em direção à cama.
Babi e eu ainda estávamos cheias de energia para gastar...
Ela sugeriu fazer um pão para o café da manhã! Preparou a mistura, colocou na máquina e programou-a.
Assistimos o noticiário da madrugada, conversando e quando já eram duas horas, fomos dormir, porque senão seria quase impossível acordar cedo... rs

Fui a primeira a despertar às 6 e levei quase uma hora pra tirar minhas queridas companheiras dos braços de Morfeu! Tomamos o café com o pão integral delicioso e saímos em disparada para o brechó e... bem, aí já é outra história!

Foi muito divertido e enriquecedor o nosso encontro e agradeço, mais uma vez, à Babi, a hospedagem acolhedora, onde recebemos alimento para o corpo e para a alma, graças à sua generosidade, disposição e alegria!
E, vocês, ganharam uma bela receita!


Depois que estiver pronto, coloco outra foto, mostrando melhor o antepasto... aguardem!

Olha ela aí!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bolo de abacaxi sem leite e ovos


Um amigo pediu uma receita com esse perfil e fui procurar entre as centenas que tenho arquivadas. Encontrei uma que há muito tempo não fazia e aproveitei pra relembrar o sabor desse bolo de abacaxi, sem ovos e leite, usando principalmente a fruta bem madura - agora é a época dela ser encontrada facilmente e com preços mais baixos (de dezembro a fevereiro).

Ingredientes

* um abacaxi grande e maduro
* 6 CS de óleo vegetal
* duas xícaras de farinha de trigo (uma pode ser da integral - mas lembre que o bolo não fica tão fofo, mas mais pesadinho)
* meia xícara de chá de hortelã ou água (esse líquido vai ser batido com o abacaxi; eu acho que hortelã combina muito com abacaxi, mas se não gostar, use água)
* uma xícara de açúcar mascavo (use um pouco menos - 3/4 de xícara - se o abacaxi for bem doce) e mais um pouco para a calda
* duas bananas caturra bem maduras ou 2 CS de gel de linhaça (essa é a substituição para os ovos, uma banana ou uma CS de gel equivale a um ovo; para fazer o gel, coloque uma CS de linhaça moída e 3 CS de água em um copo, deixando de molho alguns minutos, até ficar com a textura de gel; pode-se também usar uma banana e uma CS de gel de linhaça)
* uma CS bem cheia de fermento em pó

Como fazer

Corte o abacaxi, primeiro em fatias finas, quantidade suficiente para forrar a forma onde vai fazer o bolo. Corte 1/4 dele (mais ou menos umas duas fatias bem grossas) para fazer o suco.
E o que sobrar, coma logo, que essa delícia é uma tentação...

Faça uma calda com o mascavo adicional e água, quando começar a encorpar coloque as fatias finas nela e vá mexendo devagar, para que a calda misture bem com a fruta. Deixe alguns minutos até que as fatias fiquem bem molinhas, mas inteiras e a calda bem consistente.

Partimos para a massa. Bata o óleo como o açúcar. Amasse bem as bananas (pode até usar o processador pra não ficar nenhum grumo) e adicione (ou use o gel de linhaça, se optar por ele).
Bata no liquidificador o chá de hortelã (ou água) com o pedaço de abacaxi, coe pra retirar as fibras que restarem inteiras.

Peneirar a farinha e ir colocando na massa, intercalando com o suco de abacaxi.
Misture bem. Por último, o fermento, peneirado e tendo o cuidado de não bater mais o bolo depois de colocá-lo.

Untar uma forma com óleo e forrá-la com as fatias finas de abacaxi e a calda (usei duas formas menores pra fazer 2 bolos pequenos).
Ponha a massa por cima. Com o forno já preaquecido, a 180º, asse por 45 minutos.
Deixe esfriar e desenforme.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Fujam desses alimentos, se não forem orgânicos!

Um estudo divulgado esse ano pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) colocou esses alimentos entre os mais perigosos para o consumo, por terem grande chance de sofrer contaminação excessiva ou uso errôneo de agrotóxicos. Aqui está, em ordem do mais perigoso para o menos, a lista dos top 10:

pimentão (80,0%)
uva (56,40%)
pepino (54,80%)
morango (50,80%)
couve (44,20%)
abacaxi (44,10%)
mamão (38,80%)
alface (38,40%)
tomate (32,60%)
beterraba (32,00%)


Observei que a última lista da ANVISA, de 2009, tinha percentuais menores de contaminação, ou seja, a quantidade de agrotóxicos utilizada AUMENTOU em 2011! Mas a cenoura saiu da lista negra porque seu índice baixou para 24,80%...

Vejam:

                                                                                     Segundo tabela da ANVISA de 2009


Vejam a tabela atual completa aqui.

Atualizando: a pedido, dicas para remover um pouco do agrotóxico dos alimentos; totalmente, é impossível! Mas é uma alternativa para quem ainda não consegue comprar alimentos orgânicos...

Higienização dos alimentos

Como diminuir a ingestão de agrotóxicos

E aqui, referência à publicação da tabela de 2009 com detalhes, quando já se fazia o alerta que parece não ter surtido efeito, já que a quantidade de agrotóxicos nos alimentos aumentou... o Brasil, vergonhosamente, é o campeão desde 2008, como o país que mais consome agrotóxico no mundo!

Os campeões em agrotóxicos

domingo, 4 de dezembro de 2011

Alimente-se com orgânicos já!

Porque a urgência? Porque ao ingerir produtos produzidos de forma convencional, você está ingerindo também os venenos que eles carregam, que irão acumulando-se no seu organismo e causando doenças, certamente. Os próprios agricultores estão abandonando, aos poucos, essa prática, pois muitos adoecem ao manipular os agrotóxicos. Eles ainda são em pequeno número porque não recebem incentivo para plantar dessa forma e porque o consumidor ainda não desenvolveu a consciência de que os agrotóxicos matam!

Assistam a esse excelente vídeo que mostra, de forma didática e interessante, porque investir na produção orgânica... você não tem ideia da quantidade de veneno que ingere diariamente ao comer produtos convencionais, cheios de agrotóxicos! Roberto Umeda poderia ser um competente repórter, além de agricultor consciente! Parabéns e continuem investindo, mesmo sem incentivo! Nós, consumidores, precisamos da corajosa iniciativa de vocês, agricultores, em escolher uma forma de plantio que não é estimulada pelas autoridades competentes (se há um estímulo, é muito tímido...):