A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pudim de chocolate sem leite

Tenho me dedicado a criar e testar receitas saudáveis dirigidas a crianças, isto é, as que têm a capacidade de seduzi-las mais, seja pelo sabor, pela textura ou pela aparência. Os adultos já estão com o paladar bastante comprometido, é bem mais difícil que efetuem mudanças alimentares (mas não, impossível!). As crianças estão iniciando sua jornada pelo mundo dos alimentos e dependem muito de quem vai conduzi-las nessa aventura. Infelizmente, hoje a maioria dos pais não tem tempo para elaborar comidinhas nutritivas e saborosas em casa, ou não sabem cozinhar ou preferem buscar a comida nas prateleiras dos supermercados...

O paladar é educado, por isso não acredito quando os adultos dizem que a criança não gosta de vegetais ou que adora comer carne ou salgadinhos ou doces (em 99% dos casos, isso tem mais a ver com a maneira como o alimento é introduzido no cardápio e também de que forma acontece essa introdução). Naturalmente, a criança fará algumas escolhas pessoais, mas a tendência é de que aprecie praticamente tudo que se oferece, quando bem produzido.

Essa receita de Pudim de Chocolate é bem simples de fazer, não leva nenhum tipo de leite (nem vegetal) nem ovos ou manteiga ou qualquer outro ingrediente de origem animal.


Ingredientes

10 inhames médios
uma xícara de água
uma xícara de açúcar mascavo
3 CS de cacau em pó (ou alfarroba em pó) bem cheias
uma CS rasa de agar-agar em pó

Como fazer

Cozinhar previamente o inhame e retirar a casca.

Depois de frio, bater no liquidificador com a água, até ficar bem cremoso.

Numa panela, coloque o creme de inhame e, peneirados, o cacau, o açúcar e a agar-agar. A cada ingrediente adicionado, misture bem para que a massa fique bem lisa.

Leve ao fogo baixo e mexa até que atinja o ponto de fervura. Deixe mais 5 minutos no fogo (não pare de mexer) e desligue.

Espere esfriar um pouco e coloque em forminhas individuais ou numa forma grande (rende 6 porções). Leve à geladeira, em mais ou menos duas horas, já estará no ponto e pronto para ser consumido.

Calda de chocolate com frutas

Faça uma calda básica com cacau, mascavo e água ou derreta em banho-maria uma barrinha de alfarroba.

Escolha as frutas de sua preferência, usei banana na primeira vez e morango, em outra. Ambas combinaram muito bem com o sabor do pudim.

Pique as frutas em pedacinhos, coloque sobre e ao redor do pudim, já desenformado e no prato, derramando a calda quente sobre ele.

Além de ser ótima opção para lanches, também é perfeita para a mesa das festas infantis!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Natal chegando... pensou em comer panetone?


Mais um ano que termina e chegando as festas de Natal e Ano Novo... comidas especiais, feitas com receitas cheias de tradição e calorias, já que vindas das terras do Hemisfério Norte, onde cai a neve nessa época e faz muito frio.
Aqui, nesse país tropical, abençoado por Deus e repleto de frutas, as ceias deveriam conter pratos mais leves.
Mesmo assim, ninguém consegue desistir de saborear um panetone, que, aliás, só é consumido nessa época... No ano passado, assei e vendi muitos deles e tive minha primeira experiência em fazê-los em grande quantidade (veja aqui).
Nesse ano, vou repetir a dose, mas com algumas modificações:

1) Os panetones são veganos, isto é, não contém nenhum ingrediente de origem animal.
Serão vendidos apenas no tamanho pequeno (100 gramas), com recheios diversos;

2) O valor de cada panetone irá variar conforme os ingredientes do recheio:
a) "chocotone', com alfarroba (7 reais);
b) com passas (5 reais);
c) com passas e castanhas; com passas e damasco; com castanhas e damasco (6 reais);

3) Também faremos o clássico "bolo natalino", com frutas secas, castanhas etc, no
tamanho médio (250 gramas), igualmente vegano, com o custo de 18 reais;

4) Pedido mínimo de 20 reais - sem taxa de entrega para área central e 3,00 para outras -
endereços residenciais muito distantes, podemos combinar outro local de entrega, como o de trabalho, por exemplo;

5) Pedidos em grande quantidade ou para revenda, poderão obter descontos (a combinar).

6) Os pedidos poderão ser feitos a partir do dia 1º DE DEZEMBRO.

                                                                                  



Contatos pelo fone (51) 9235-8738,  pelo e-mail kazuver@hotmail.com, aqui no blog ou no Facebook.

sábado, 5 de novembro de 2011

Festança de fim de ano em Porto Alegre!


Fãs e leitores do blog COZINHA NATUREBA: estou planejando um encontro com aqueles que residem na Grande Porto Alegre e cercanias, pra nos conhecermos e comemorarmos isso e mais algumas coisas, o encerramento de 2011, por exemplo - pensei na pizzaria GOVINDA, na José Bonifácio em frente à Redenção, que tem pizzas vegetarianas e veganas (eles também fazem X-vegetarianos), opções para todos e seria no dia 24 de novembro, uma quinta-feira. Peço, então para que os interessados deixem aqui nesse post a sua intenção de participar, para que eu possa organizar a festança, calcular quantas pessoas pretendem ir e tals. Em tempo: a pizzaria só funciona à noite. Outra coisa: eles não servem bebidas alcoólicas, quem quiser molhar os pezinhos, só mais tarde, num boteco qualquer... Vai ter sorteio de brindes naturebas também... hehe... ho ho ho!

Olha aí, que belezura!

Govinda