A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O consumo adequado da linhaça


Já postamos aqui a receita do "leite de linhaça".
Ensinamos a germinar as sementes para aumentar seu potencial, a triturá-las apenas na hora do consumo, a usar o gel para substituir ovos e a não consumi-las inteiras (quando não germinadas).

Aqui reforçamos essas informações com dicas úteis e importantes de Conceição Trucom, autora do único livro brasileiro sobre a linhaça - A importância da linhaça na saúde.

Consumo diário ideal:

Para adultos, o consumo máximo é de 2 colheres de sopa/dia.
Para crianças até 12 anos é de uma colher de sobremesa/dia.
Sementes são alimentos de energia concentrada, jamais devem ser consumidos em quantidade, pois não há absoluta necessidade.

Porque esse limite de consumo:


Todo vegetal, principalmente as sementes, contêm substâncias de defesa para preservarem a integridade da semente até sua germinação. Tais substâncias são chamadas de antinutricionais e são nocivas quando existir exagero no consumo. Trata-se do mágico da natureza, onde bom senso é bem-vindo.

Um recurso de minimizar a presença destas substâncias é o processo de germinação.

Por este motivo não se deve consumir qualquer semente em excesso, principalmente se não for previamente germinada, seja castanha-do-Pará, gergelim, amendoim ou linhaça.

A maneira mais saudável de consumir a linhaça:

Jamais compre ou consuma a linhaça pré-moída, também chamada de farinha de linhaça, pois certamente estará em algum grau oxidada. E, quanto mais oxidada maior a chance de forte flatulência, enxaqueca e diarréia. Esta farinha também pode ser uma fraude, sendo proveniente do subproduto da extração do óleo, ou seja, uma farinha desengordurada = sem ômega-3.
O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo.

A hidratação: meça 2 colheres (sopa) de semente e coloque em uma peneira para lavar possíveis impurezas. Passe para um recipiente de vidro e acrescente 10 colheres (sopa) de água filtrada ou de coco verde. A relação é sempre 1 parte de semente para 5 partes de água. Deixe de molho por um mínimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes de seu preparo em sucos, leites ou barrinha de granola. A este processo dá-se o nome de pré-germinação da semente ou "acordar" a semente.

As mucilagens: após a hidratação da linhaça se obterá uma consistência de gel (tipo clara de ovo) que são as fibras hidrosolúveis desta semente tão especial. Diluído neste gel haverá traços de ácido fítico, que se for respeitado o consumo diário de 2 colheres (sopa)/dia, terá efeito antioxidante. Caso você decida ultrapassar esta dosagem diária, será recomendável colocar a semente hidratada numa peneira e realizar uma rápida lavagem para extrair parte deste ácido fítico.

É valioso consumir estas mucilagens pois é ideal para tratar/prevenir problemas de digestão, úlceras e constipação.

Não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal: Consuma a linhaça crua e germinada somente com alimentos crus. Se misturada com alimentos cozidos ou industrializados certamente desencadeará gases. Um bom exemplo são receitas divulgadas na net e revistas que misturam a linhaça com leite animal. Sabe o que vai acontecer? Você irá explodir de gases!

A diferença entre a linhaça marrom e a dourada:

Como todo vegetal, existem muitas variedades de uma mesma família. Entre a linhaça marrom e a dourada podem existir muitos tons, mas a diferença entre elas é muito pequena quando falamos de teor de ômega-3, que é o quesito onde elas foram mais analisadas e comparadas. As condições de cultivo e a variedade podem alterar a quantidade de pigmento da casca, porém internamente a semente costuma apresentar composições muito próximas. Quanto à enaltecida linhaça dourada (importada do Canadá e de pequena produção brasileira) trata-se de mais uma armadilha do capitalismo selvagem: a linhaça marrom (brasileira) é mais rica em ômega-3 e muito mais barata.

Receitas caseiras simples de preparar com a linhaça:

A primeira delas é deixar as sementes inteiras de molho por toda a noite: 1 colher (sopa) de semente em 1/2 copo de água filtrada. Pela manhã bater (juntamente com a água do molho), no preparo dos sucos desintoxicantes, com frutas, folhas, raízes e limão.

Uma receita do dr. Alberto Gonzales: Linhaça, principalmente a dourada, batida seca no liquidificador, misturada com água, sal e gergelim e seca ao sol - cream crackers sem farinha!
Essa até as crianças podem fazer!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Molho de pimenta


Não esqueci o pedido da minha querida amiga Vânia: uma receita de molho de pimenta.
Peguei essa do livro do dr. Marcio Bontempo (Pimenta e seus benefícios à saúde), achei-a bem fácil de fazer e deve ficar caliente!

Ingredientes

1 quilo de pimentas maduras
1 quilo de tomates maduros (procure utilizar orgânicos: as pimentas e os tomates)
5 dentes de alho ou uma cebola média (escolha um deles!)
uma folha de louro
uma cc de pimenta-doreino
1/2 copo de cachaça (se possível use artesanal e não essas cheias de químicos)
1/2 copo de vinagre de vinho branco
1 CS de sal marinho
1 CS de açúcar cristal

Como fazer

Selecionar todos os ingredientes, batê-los no liquidificador ou processador e passar por uma peneira fina.
Levar a ferver para obter homogeneização.
Envasar em vidros esterelizados e tampá-los.

Espero que tenhas gostado, amiga!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Já é 2011 - sonhar e agir!


Quando um novo ano começa, fazemos promessas, juras e declarações para que tudo seja diferente.
Penso que o principal é não abandonar os sonhos mas não esquecer de agir para que eles se concretizem!

Nesse primeiro post, vou apenas colocar as fotos da ceia de Ano Novo que fiz aqui em casa, principalmente para mostrar que é possível fazê-la sem pedaços de animais expostos na mesa e com alimentos leves, já que nosso clima é quente na época das festas de fim-de-ano.

Muita energia e mentalizações positivas para iniciar a caminhada de 2011!

Flores em tons de amarelo e laranja para enfeitar!

Saladas e pães integrais para comer com as pastas!

Os grãos de lentilha simbolizam a prosperidade!

Pasta de grão-de-bico...

... e o "caviar" de berinjela!

O Harry também deseja tudibom pra todos!