A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cozinha Natureba pode virar um livro!

Gente, fiquei toda animada com essa possibilidade, há muito tempo sonho em publicar um livro sobre alimentação saudável e consciente, além de que muitas pessoas já sugeriram a execução desse projeto!

Então, com a ajuda do voto de vocês, esse sonho poderá tornar-se realidade!

Vou ficar aqui mentalizando positivamente para que isso aconteça, agradeço a quem ficar na torcida por mim!

Basta clicar no selo abaixo.

sábado, 7 de agosto de 2010

Macarrão com refogadinho de seitan


Fiz uma receita bem rápida no almoço desse sábado: macarrão coberto por um refogadinho de seitan, cebola e azeitonas, mais um pouco de shoyu para dourar e cebolinhas picadas na finalização.

Fácil e rápido de fazer, porém, natureba!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Seitan/carne de glúten/passo a passo


O seitan não é difícil de fazer e usamos como ingredientes apenas a farinha de trigo branca e água (1 quilo de farinha necessita de 3 xícaras de água).

Para ficar mais fácil a compreensão da receita, sigam a postagem das fotos com as respectivas dicas. Depois de pronto, o seitan pode virar bife, guisado, assado, almôndega, enfim, pratos em que tradicionalmente usa-se a carne de animais; a textura e o aspecto ficam bem parecidos - já enganei muita gente oferecendo como carne e foi aceito como tal... rs

Sove a farinha de trigo com a água até construir uma massa consistente, macia e homogênea. Faça uma bola e coloque dentro de uma vasilha com água que cubra toda a superfície da massa (água morna/tépida).


Deixe de molho no mínimo 6 horas ou faça à noite para cozinhar pela manhã.

Após esse período de descanso, coloque a massa dentro de uma peneira com uma vasilha por baixo, para servir de apoio e vá lavando sob um fio de água da torneira. Esprema a massa delicadamente com as mãos para que o amido vá saindo.



Enquanto a água estiver branca, é necessário continuar lavando e modelando o seitan com as mãos, sob o jato de água da torneira.


A massa reduz bastante de tamanho mas seu volume aumenta quando for cozido na pressão, reidratando-se. A tonalidade final é meio amarelada e a consistência é parecida com a da borracha, bem elástica e macia.

Colocamos o seitan na pressão (pode ser numa panela comum, mas o cozimento irá demorar mais tempo, pois os temperos precisam entranhar bastante na massa) com 4 beterrabas médias, uma cebola média, folhas de louro, orégano, shoyu, pimenta e azeite de oliva. Na pressão, o seitan deve cozinhar 30 minutos (o dobro e mais um pouco para a panela sem pressão).


Após a panela esfriar, abrimos a mesma e... voilá! Está prontíssimo o seitan para ser usado em suas receitas - refogadinho na cebola e no shoyu fica uma delícia, vira estrogonofe, recheio para uma torta salgada, recheio de panquecas e pode ser cortado na forma que desejarmos: em fatias, em pedaços grandes para um assado, triturado num moedor para virar guisado, um burguer para o xis, enfim, use a imaginação, pois o seitan é como uma massa de modelar que se transforma em qualquer coisa em suas mãos!



quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Frio, neve e uma sopa bem quentinha!!


Nevou aqui no Sul do Brasil! Ficamos com um visual europeu, eita país mais diversificado, adoro essa terra abençoada pelas mais variadas faces da Natureza!
Deu até para fazerem bonecos com a neve que caiu em alguns pontos do RS e Santa Catarina...

Com tanto frio assim, penso em duas coisas.
Em primeiro lugar, sou grata por ter um teto sobre minha cabeça, para proteger-me desse frio todo e alimento calórico e aconchegante na minha mesa.
Obviamente, ao pensar assim, não posso evitar de ver os que sofrem com esse frio todo, morando na rua, sem defesas contra as baixas temperaturas, tanto humanos quanto animais abandonados pela "sorte", pela "mão de Deus", pelo "destino" ou seja lá que argumento encontrem para justificar essa desgraça... Vejo essa situação como uma das injustiças criadas pelo sistema capitalista!

Não posso mudar o mundo, mas posso modificar algumas coisas à minha volta: doar roupas, oferecer comida, enfim, estender a mão sem que o necessitado precise implorar por esse ato... Quem puder, faça isso ou se puder mais ainda, melhor.

A outra coisa na qual penso é... comida! Como a nossa fome aumenta com esse frio todo! E o desejo por um alimento bem quentinho... nessas horas é que decido mesmo não converter-me ao crudivorismo, impossível abdicar de algumas delícias cozidas no inverno...

Receitas para aquecer: cobertor de lã, edredon, cachecol e luvas, "cobertor de orelha", lareira, estufa, gatos sobre as cobertas e... uma sopa!



Desfrute de todas as receitas de sopas aqui do blog, são gostosas, saudáveis e aquecem o corpo e a alma!