A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Em busca de uma chaleira


Procurando uma chaleira bonita, resistente e atóxica, encontrei o modelo da Ceraflame, feita "a partir de matéria-prima inorgânica exclusiva, que garante a ausência total de contaminação dos alimentos por resíduos metálicos, apontados como causadores de graves danos ao organismo. A total atoxidade é atestada por profissionais da área médica e por laboratórios nacionais e internacionais".

Fiquei entusiasmada com o que li no folheto, ali também falavam sobre a grande durabilidade e que sua superfície não riscava, tanto que poderia ser limpa até com esponja de aço.

Observando a alça, produzida em madeira, pensei que não iria resistir por muito tempo ao uso, já que a madeira é bastante perecível. Na prateleira haviam 3 unidades do modelo Chaleira Gourmet e comecei a observá-las mais de perto, em busca de um possível probleminha. Numa delas, a alça estava danificada, com a madeira já arranhada. A outra tinha um tom mais escuro de cor na alça e desejava o marrom mais clarinho. Na verdade, isso não chegou a ser um obstáculo. Ainda restava analisar o último exemplar e, para minha surpresa, havia um pedaço da cerâmica lascada e a superfície estava com riscos! Então, antes mesmo de ser utiizada no dia-a-dia, a chaleira mostrava que duas das qualidades enfatizadas no folheto, não existiam: o exterior dela quebrava e riscava facilmente...

Chamei uma funcionária da loja para mostrar os defeitos do produto e ela ficou bastante constrangida, não sabendo bem o que dizer e depois afirmou que iria comunicar-se com a empresa para reclamar, mas não senti muita empolgação na voz dela quanto à essa possibilidade.

Saí da loja decepcionada, pois gostei do visual da chaleira e da promessa de ser um utensílio atóxico e, ao mesmo tempo, me sentindo enganada na minha boa fé de consumidor.
Se algum dos leitores já usou produtos dessa marca e quiser deixar um depoimento, seria interessante ter um outro ponto-de-vista; para mim, ver que o prometido na propaganda não se manifestava na realidade, bastou para que desistisse da compra.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

E a gente comia assim...


Como leio muito sobre nutrição e culinária, já encontrei diversos textos interessantes sobre a origem de hábitos alimentares e acho que eles ajudam bastante a entender porque os seguimos.
Ontem comprei uma edição especial da Superinteressante chamada 73 mitos alimentares e selecionei uma historinha sobre a massa, que pretende derrubar a tese de que ela foi trazida da China para Itália.
Mamma mia, gritam os italianos, a massa é nossa!

Marco Polo trouxe a massa da China para a Itália: Essa é outra confusão macarrônica.
Na verdade, a receita de farinha e água já era difundida no Império Romano, muitos séculos antes da perambulações do famoso mercador veneziano (que viveu entre os anos 1254 e 1324) pelo Oriente.
Até o século 2, o prato de resistência dos soldados e da plebe romana era uma papa chamada pulmentum, que pode ser a origem da polenta.
"O consumo de pães, mingaus e outras variedades de massas feitas de farinha e água aparece nos hábitos alimentares de todas as civilizações da Antiguidade", diz o professor de história Henrique Carneiro.
Em algum momento perdido no tempo, um desses mingaus pode ter sido seco, cozido novamente e cortado em fios ou placas, segundo o especialista.
Há mais uma hipótese capaz de derrubar a conexão China-Marco Polo: difícilmente os chineses usariam farinha de trigo para preparar suas massas. "Na China e no Japão, o mais provável é que fossem feitas de arroz, produto agrícola abundante por lá", diz Henrique.
Levou tempo para o macarrão povoar a mesa dos europeus.
As massas só se tornaram populares no século 17.
Já o molho de tomates só foi incorporado ao prato no século 19.
"Até então o legume era considerado venenoso, por causa do seu parentesco com espécies perigosas".

Clique aqui para encontrar receitas de massas.

E clique aqui para os molhos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vai um inseto aí?


Sábado passado, estávamos minha filha, prima Ana Lúcia, uma sobrinha e eu, fazendo compras no supermercado para cozinhar um jantar. Ísis trouxe um suco de goiaba para o carrinho e ao ver a palavra light escrita na caixa, falei "aposto que tem aspartame"! Comecei a leitura do rótulo e além do adoçante artificial, também encontrei a presença de cochonilhas como corante.
Minha prima ficou surpresa quando contei que milhares desses insetos eram esmagados para dar a cor vermelha a muitos alimentos. Na verdade, essa informação é mais conhecida por vegetarianos, que vasculham rótulos de produtos, catando a presença de componentes animais (os veganos são ainda mais criteriosos): "Organizações de defesa dos direitos dos animais e pessoas adeptas do veganismo criticam a prática de obtenção do corante a partir do inseto cochonilha. Tais grupos alegam que é antiético, cruel e fútil o fato de matar milhões de animais para tal finalidade - é necessário matar cerca de setenta mil insetos para se conseguir cerca de meio quilo de corante. Veganos frequentemente realizam campanhas para divulgar o processo de fabricação do corante carmim, além de promover o boicote aos produtos que o contêm." (Wikipédia)

Esse corante é mais conhecido pela denominação carmim: "O corante de cor vermelho-escura é utilizado em larga escala pela indústria cosmética e alimentícia, emprestando sua cor a biscoitos, geléias, sobremesas, sendo também utilizado em medicamentos e roupas, normalmente especificado como "Corante natural carmim de Cochonilha", C.I. 75470 ou E120 nas composições dos produtos." (Wikipédia)

Então, se você é vegetariano, certamente, não vai querer consumir insetos.
Se for onívoro, será que é uma boa pedida tê-los no cardápio? Costumamos criticar tanto os chineses e outros povos orientais por comerem gafanhotos, baratas e outros insetos, no entanto, também estamos comendo os bichinhos e muitos, desconhecendo o fato.
Melhor mesmo é comprar umas goiabas, colocar na centrífuga e fazer um belo suco natureba!
Coloca essa caixa de volta na prateleira, guria!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Falar sobre agrotóxicos nunca é demais! 2


Falamos bastante sobre essa praga nos alimentos por aqui:

http://cozinhanatureba.blogspot.com/2010/04/falar-sobre-agrotoxicos-nunca-e-demais.html

Mas, como diz o título, nunca é demais salientar esse assunto. Hoje, deparei com um artigo no jornal (Correio do Povo), intitulado "Brasil usa agrotóxicos de alto risco para a saúde".
A indignação, que me acompanha 24 horas por dia, saltou e bufou sonoramente: que horror!

Segue um resumo do artigo:
Dados divulgados ontem pela Anvisa, mostram que estão sendo usados agrotóxicos de alto risco para a saúde humana, não autorizados pelo governo federal para determinados alimentos. Segundo análises realizadas em 15 de 20 culturas, foram encontradas substâncias que estão em processo de reavaliação toxicológica na Anvisa, devido aos seus efeitos negativos, tanto aos trabalhadores rurais como aos consumidores. Das 3.130 amostras, 29% apresentaram irregularidades: resíduos de agrotóxicos acima do permitido e/ou ingredientes ativos não autorizados para aquela cultura.

Os maiores problemas foram encontrados no pimentão, com 80% das amostras insatisfatórias, na uva, com 56,4%; pepino, com 54,8% e morango, com 50,8%. O melhor resultado foi o da batata, com 1,2%.

Segundo a Anvisa, as reavaliações toxicológicas são realizadas sempre que há algum alerta nacional ou internacional sobreo perigo das substâncias.
Algumas das substâncias reavaliadas, como endossulfan, acefato e metamidofós, foram proibidas em vários países, mas estavam presentes em muitas das amostras coletadas.
"São ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer" , afirmou o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.
Segundo ele, "agrotóxico é veneno, seu uso tem de ser feito com limite".

Mais:

O consumo de agrotóxicos em porcentuais acima do recomendado dificilmente são notados no dia a dia. "As doenças vêm a longo prazo. Somente em casos de contato com grande quantidade do produto é que surgem as intoxicações".
"Esse é o pior dos mundos. Não sabemos que substâncias estão nos produtos, em que quantidade. É o descontrole total".
(Gerente de toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles).

Essa última afirmação dá medo, não? Feita por quem entende do assunto...

terça-feira, 22 de junho de 2010

Vamos mudar?


Parece simples; talvez seja! Então, às vezes, fico matutando porque a maioria das pessoas não segue um planejamento alimentar saudável.

Algumas das possíveis alegações:

1) preguiça de mudar - "ah, é difícil...";

2) hábitos enraizados, carregados por gerações da sua família;

3) é mais fácil comprar pronto na prateleira do supermercado (tem a ver com preguiça também);

4) falta de tempo;

5) é mais fácil seguir a corrente (pensou em preguiça?)

Posso adicionar mais algumas desculpas, depois... agora, tô com preguiça... rs
Xô, malemolência!

Gurizada vegetariana


Para quem não conhece o termo "gurizada", que é muito usado aqui no sul do país, é o mesmo que "criançada", ok?

Muitas famílias estão optando pelo vegetarianismo e percebo que o maior problema em manter essa dieta (e estilo de vida) é criar cardápios interessantes e que tenham todos os nutrientes necessários. Os maiores "problemas" são com a proteína, o cálcio, o ferro e a malfadada B12, que virou uma pedra no sapato de quem não quer alimentar-se de animais.

Como informa o título, essa etiqueta será reservada à alimentação das crianças, com receitas e dicas relacionadas à elas.



Até os 6 meses de idade, bebês devem alimentar-se única e exclusivamente de leite materno. Essa é uma prescrição atualíssima, já que antigamente era estimulado o aleitamento artificial e ofereciam suquinhos e frutas aos 4 meses de idade!
Para as mães que realmente não conseguem amamentar (tais casos deveriam ser raros, o que existe por aí é falta de informação, de persistência, paciência e de apoio e excesso de medo e vaidade - as reais causas que levam mães a não conseguirem amamentar seus filhotes), apresenta-se a alternativa dos "leites vegetais", semelhantes aos consumidos pelos adultos, mas com diferentes dosagens e composição.
Excluo desta lista o "leite de soja", tanto o feito em casa quanto o industrializado e quem quiser saber, detalhadamente, as razões, poderá ler alguns artigos (entre inúmeros publicados com esse enfoque):

O leite de soja é saudável para o bebê?
http://www.taps.org.br/Paginas/violartigo04.html

Alerta sobre a soja:
http://www.taps.org.br/Paginas/alimartipri07.html

O leite é prejudicial?
http://www.taps.org.br/Paginas/alimartioa02.html

O leite de soja, o leite desastroso:
http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/leitedesoja.htm

Sobre fórmulas infantis:

“As fórmulas infantis comerciais são misturas industriais compostas com leite ou farinha de soja produzidas em processos que utilizam altas temperaturas. Tal procedimento desnatura as proteínas e adiciona muitos carcinógenos. As fórmulas lácteas causam freqüentemente alergias enquanto as fórmulas baseadas em soja contêm ácido fítico, um bloqueador mineral, além de inibidores de crescimento e formas vegetais de combinações de estrogênios (fitoestrógenos) que podem ter efeitos adversos no desenvolvimento hormonal na criança. Fórmulas baseadas em soja também são destituídas de colesterol, altamente necessário para o desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso.” (Alimentando os bebês/Mary Enig & Sally Fallon)




Ao completar 6 meses, iniciamos a introdução dos legumes, verduras, cereais, leguminosas, frutas, sementes e castanhas, que deve ser gradativa e cuidadosa.
Duas questões básicas: cada novo alimento deve ser oferecido individualmente e esperamos alguns dias para observar a reação da criança a ele. Depois que forem devidamente testados, podem ser preparados juntos, na forma das clássicas "papinhas", já que o bebê ainda não tem dentinhos para triturar os alimentos. Assim que ela já puder mastigar, não deixe o alimento tão cremoso, devem ficar alguns pedacinhos de vegetais para que ele comece a exercer a mastigação. Se você permanecer oferecendo a comida desmanchada e peneirada, ele só vai aceitá-la dessa forma, vai reclamar dos "pedacinhos" e é um dos motivos do início daquela tortura chamada "meu filho não quer comer nadaaaaa!".

Como os alimentos integrais e os vegetais em geral contém muitas fibras, devemos ter cuidado com elas na alimentação infantil, para que o excesso não cause transtornos no aparelho digestório. Por exemplo, o arroz integral é um alimento maravilhoso, mas deve ser dado em pequenas porções à criança, assim como a aveia. O excesso de fibras também prejudica a absorção de nutrientes.

O cálcio e o ferro podem ser absorvidos plenamente na dieta vegetariana e há dois posts para consultar sobre as melhores fontes, as doses diárias e dicas sobre combinações de nutrientes:

Fontes de ferro na alimentação:
http://cozinhanatureba.blogspot.com/2009/02/fontes-de-ferro-na-alimentacao.html

Fontes de cálcio na alimentação:
http://cozinhanatureba.blogspot.com/2009/02/fontes-de-calcio-na-alimentacao.html

O mais importante na montagem de um cardápio vegetariano saudável é a presença de todos os nutrientes necessários e a variedade de alimentos: ser vegetariano não significa que sua alimentação vá ser um tédio, como muitos onívoros pensam: “ah, vocês só comem salada...” E para a criança, em especial, é importante que ela aprecie o que come, pois é um mundo desconhecido que se abre para ela, antes acostumada só com o seio a mamãe.
Não esquecer que a criança necessita de menores quantidades, assim, os ingredientes que entram numa receita sempre serão em menor quantidade daqueles que são utilizados para o consumo adulto. Observar também combinações alimentares, já que muitas vezes a união de dois alimentos pode ser desastrosa, causando cólicas, gases, diarréia ou prisão de ventre.

Depois desses comentários gerais e levando em conta a entrada da criança na fase do desmame (o leite materno é indicado até os dois anos de idade, mas já não será o principal alimento), vamos às receitas, que serão colocadas observando as faixas etárias, conforme nossa gurizada cresce e aparece!



Aqui, algumas considerações sobre alimentação infantil, baseadas na minha experiência no contato com muitas crianças.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Frio, chuva e os santos de junho


Frio, chuva e os santos de junho sintetizam a estação que se aproxima, oficialmente no próximo dia 21: o inverno! Também lembramos de aconchego, lareira, sopa quentinha, vinho tinto, chá de ervas, roupas de lã, botas, guarda-chuva, chocolate, preguiça, hibernação, atchimm e coff-coff!

Com o apetite estimulado pela sensação de frio, buscamos pratos mais calóricos para compensar a perda do calor.
Mas o que pensam os chineses sobre a alimentação no inverno? Quem acompanha o blog, sabe que gosto bastante dos ensinamentos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), que leva em conta o ser humano e sua intregração com o meio ambiente.

Os alimentos de sabor picante são muito úteis durante o período de frio, já que ativam a circulação de energia, fazendo suar, dispersam a energia do Pulmão e tonificam a energia do Fígado (bons nas infecções de qualquer natureza) e harmonizam a energia do Rim. São revigorantes - aumentam a energia Yang!
Facilitam a digestão e a saída de mucos, aquecem o corpo. Limpam as cavidades dos seios nasais e paranasais, sendo benéficos para quem tem asma ou bronquite crônica. Também ajudam a limpar a pele e retirar a oleosidade excessiva.
Mas, cuidado, se consumidos em excesso queimam a pele, ferem os lábios e olhos, provocam sede exagerada, tonturas e instabilidade. Causam muita euforia, o que irá esgotar o Coração.

Alguns alimentos de sabor picante: açafroa (falso açafrão), agrião, alcaparra, alho, alho-poró, aneto, casca de canela, coentro, endro, cebola, cebolinha verde, cominho, erva-doce, farelo de arroz, folha de mostarda, gengibre, germe de trigo, hortelã-pimenta, louro, manjericão, nabo, noz-moscada, orégano, pimenta branca, pimenta caiena, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, pimentões, pistache, rabanete, vinho.

No inverno, procurar também os amargos e mornos e diminuir os salgados.
Bebidas quentes, comidas cozidas (nessa hora, fico pensando que é muito difícil ficar alimentando-se apenas de alimentos crus...) bem temperadas com alguns dos itens da lista acima (cravo, canela, salsa, cebolinha etc).
Pode-se comer um pouco mais de gordura - se não resistir à uma fritura, acompanhe-a com nabo ralado ou abacaxi, que têm o poder de varrer a gordura do tubo digestivo. Mas essa dica não pretende estimular o consumo excessivo das frituras, ok? É apenas para aquele momento especial de prazer e perdição... rs



A receita de cuscuz que segue, é legal para incrementar as festas juninas, além de ter muitos dos ingredientes recomendados para aumentar a energia em seu corpo, gerarando calor e bem-estar.

CUSCUZ

Ingredientes

1/2 k de farinha de milho
1 xícara de farinha de mandioca
1/2 xícara de azeite de oliva extra-virgem
2 cebolas picadas
1 pimentão verde cortado em cubinhos
1 pimentão amarelo e 1 vermelho, cortados em tiras finas
1 xícara de ervilhas frescas aferventadas
2 CS de salsinha picada
4 xícaras de molho de tomates caseiro
1 xícara de leite de coco
3 ovos caipiras cozidos
1 palmito em fatias para decorar
Pimenta a gosto (in natura ou em molho)
sal marinho a gosto

Como fazer

Doure a cebola em um pouco do azeite de oliva. Junte o pimentão verde, coloque o restante do azeite e acrescente as farinhas, mexendo bem.

Adicione o molho de tomates e o leite de coco aos poucos até formar uma farofa bem úmida.

Junte a salsinha e tempere a gosto com o sal e a pimenta.

Pegue uma forma grande com buraco no meio (se preferir, vendem uma forma de vidro especial para cuscuz) e disponha o palmito em rodelas no seu fundo.
Intercale com a ervilha, as tiras de pimentões amarelo e vermelho e os ovos cozidos, cortados em fatias, nas laterais da forma.

Vá acondicionando a farofa, apertando com uma colher com cuidado para não desmontar a decoração. Tenha calma e trabalhe devagar, como se estivesse montando uma obra de arte!

Cubra com um pano e espere esfriar.

Desenforme cuidadosamente e sirva em seguida.

E para adoçar a boca e a alma, uma receita de cocada, também tradicionalmente junina:

COCADA PUXA

Ingredientes

2 k de rapadura de açúcar mascavo
3 cocos secos (marrons) ralados
raspas de gengibre a gosto

Como fazer

Leve uma panela ao fogo brando e derreta a rapadura em um litro de água.

Retire e coe.

Leve novamente ao fogo e deixe ficar em ponto de fio.

Acrescente o coco ralado e o gengibre e mexa até soltar do fundo da panela.

Aproveite o lado bom do inverno e se tiver que saltar cedinho da cama, às 6 da manhã como eu, não fique desesperado: saia logo debaixo das cobertas, tome uma xícara de chá com especiarias, pule e salte bastante e se ainda estiver com raiva do mundo por ter de encarar o frio lá fora, ponha música em volume bem alto para acordar os preguiçosos felizardos da vizinhança! Que maldade...

Cuidado com as fogueiras e balões - aqueça-se e divirta-se, não crie um incêndio!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Um pouquinho de marketing pessoal...


Leitores e amigos: o Cozinha Natureba está concorrendo ao Prêmio TOP BLOG 2010 e para votar nesse blog que você costuma frequentar, para minha alegria e felicidade, basta clicar no banner à equerda da página e gastar um minutinho do seu tempo!
Obrigada pela atenção, pelo carinho e pelas visitas - isso é tudo que um blogueiro almeja!



Para saber mais:

http://www.topblog.com.br/hotsite2010/