A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 30 de março de 2010

Páscoa - renovação!



Com o domingo de Páscoa chegando, impossível escapar da overdose de chocolate que nos persegue nas lojas, nos anúncios da tv e nos jornais, até na escola as crianças aprendem a fazer ovinhos nas aulas de arte...

Para uma comemoração mais saudável, usem cacau em pó ou alfarroba para fazer bolos, muffins, docinhos, enfim, aquelas tradicionais delícias com chocolate que a Páscoa nos "obriga" a consumir!
O essencial é fugir do leite - observei que o mercado dos chocolates está investindo pesado em produtos com acréscimo de cacau (50% ou mais), além do clássio meio-amargo.

Um pouquinho de História:
O costume de presentear com ovos de chocolate na Páscoa começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes. O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve. A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo. Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras. Em meados de 1828, o desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura.

Para quem quiser participar do costume de alimentar-se com peixe no feriado da Sexta Feira Santa, temos a bacalhoada vegetariana

Sugestões para decorar a mesa no domingo: ninhos feitos com brotos de alfafa (colocar numa vasilha pequena para modelar) e depois adicionar os "ovinhos": nos salgados, azeitonas pretas e verdes sem caraço e nos doces, passas.
E para enfeitar o bolo de cacau vegano, colocar sobre a cobertura bem cremosa, cenouras babies, com o verde feito com a rama de cenouras maiores.

E aproveitem para renovar os ares do cotidiano - afinal, esse é o maior significado da Páscoa - RENOVAÇÃO!

domingo, 28 de março de 2010

Biscoitos e outras gostosuras orgânicas



Essa dica é só para quem mora no Rio ou em São Paulo, pois os produtos da empresa carioca Cultivar Brasil só podem ser encontrados por lá (pelos menos, por enquanto).
Ganhei alguns pacotes dos biscoitos que eles produzem e me apaixonei, principalmente, pelo de aipim - é uma delícia! São feitos sem gluten, sem leite, sem aditivos, conservantes, corantes e com todos os ingredientes orgânicos.
Igualmente deliciosos são os outros - de cacau, limão, milho com melado (doces), feijão azuki e lentilha (salgados, como o de aipim).

Além das informações que encontrei nos rótulos dos pacotes, dei uma pesquisada no google sobre a empresa, que ainda não conhecia:

A empresa carioca Cultivar Brasil foi criada por um casal, que abriu mãos dos seus empregos, desejando mudar o rumo de suas vidas. Jucenei Batista, que trabalha em sociedade com o marido, Euler Dantas, apostou no mercado orgânico por convicção. A empresa abriu em 1991, fazendo granola, mas hoje vende, além dela, biscoitos, brownies, paçocas (a de castanha de caju), muslis, pão de mel de arroz...

"Os alimentos precisam manter sua integridade natural para resguardar seus nutrientes. Os produtos industriais têm três ingredientes comuns que são farinha branca, açúcar e gordura vegetal e a textura, cor, sabor e odor diferenciados vêm de aditivos químicos. Pesquisas comprovam que crianças podem contrair doenças como diabete pelo consumo de substâncias inadequadas. O que procuramos com nossos produtos é atender às necessidades contemporâneas, cada vez mais voltadas para a alimentação natural e saudável", ela explica.


Então, privilegiados que moram na região onde são vendidos os produtos da Cultivar Brasil, aproveitem! Eu, cá estou, aproveitando os que ganhei, mas já fiz encomenda de mais alguns...

sábado, 20 de março de 2010

Picnic vegano na entrada do outono





E, "sem querer, querendo", como diz o Chaves (El Chavo del Ocho), fizemos um picnic vegano na entrada do Equinócio de Outono, o que acabou sendo uma homenagem ao início do "ano novo astrológico": essa passagem do Sol marca uma data muito especial, que antigamente era conhecida como o Ano Novo, pois os humanos acreditavam que o ano começava apenas quando o Sol passava no marco zero do primeiro signo, Áries.
O grau zero de Áries é, astronomicamente, o Ponto Vernal, ponto onde o Sol passa pelo Equador, iluminando igualmente as duas partes do globo terrestre e fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma extensão, onde quer que você esteja na Terra.

Áries é um signo que fala de começos, iniciativas e arrancadas! É a coragem necessária para iniciar um novo ciclo de criação. Portanto, é hora de colocar gás nos seus objetivos, pois o fogo ariano fará com eles ganhem impulso e dêem partida!
ENTUSIAMO é a palavra.

Segundo as primitivas comemorações que faziam-se junto aos ciclos da Natureza, quando a religiosidade era uma manifestação espiritual e concatenada à Terra (isso foi mostrado lindamente no filme Avatar), nesse equinócio festeja-se a segunda colheita - festival conhecido como Alban Elfed, Alban Elued ou a Luz de Outono.
A vegetação e a luz solar diminuem, mais uma vez os dias e as noites são iguais;
época de agradecer e de se fazer uma avaliação de tudo aquilo que foi plantado e colhido. As folhas começam a cair e o Sol a minguar rapidamente. A Natureza declina e se prepara para a chegada do inverno.

A Segunda Colheita

Num tempo não muito distante,
A vida segue as mansões da Lua,
A dança cósmica da natureza.
Realinha seu eixo energético
E cresce um pouco a cada dia.
A Roda do Ano completa seu ciclo
Nesta segunda colheita,
Girando sem parar, na sua infinita jornada.
Na linha do tempo não existem tradições
E nem contradições…
Existe, apenas o principio maior da criação,
O equilíbrio da unidade dentro de nós.


Então, como disse lá no início, criamos esse encontro num ambiente natural, talvez instintivamente, organizamos um Festival para comemorar o Equinócio de Outono!

Aqui vai a receita da pasta que fiz para rechear os sanduíches que levei ao picnic:

Ingredientes

4 cenouras grandes (com a casca, se forem orgânicas)
2 inhames médios
1 tomate (se orgânico, com a casca)
azeite de oliva
gengibre em pó (duas pitadas), orégano (uma colherinha), cebolinha verde picada (uma CS)
meia cebola roxa picadinha
sal marinho a gosto
um pouquinho de água

Como fazer

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar cremoso (talvez seja necessário acertar a quantidade de água, se ficar muito espesso).



* Obrigada pelo uso das fotos tiradas pelos participantes do picnic, além do video - mais uma vez, estou sem câmera fotográfica, o que é passageiro, certamente.

O outono começa hoje!


Hoje, às 14h32min, começa para nós, habitantes do Hemisfério Sul, a belíssima estação do outono, trazendo dias com a temperatura mais amena, a visão das folhas secas que despencam dos galhos das árvores, luzes amareladas e difusas no ar.
Por um minuto apenas, a intensidade da energia solar estará equilibrada nos dois Hemisférios; já às 14h33min estaremos recebendo menos luz, indo em direção ao inverno, enquando no Hemisfério Norte, receberão mais energia do astro-rei, em direção ao esplendor do verão
.

Também nesse horário, iniciamos o ano astrológico, com a entrada do signo de Áries nos céus; em 2010, seremos regido pela beleza, sensualidade e fertilidade de Vênus.

É um dia importante, que carrega muitas mudanças nas suas 24 horas.

Para festejar, uma receita deliciosa!

Mousse de damascos secos

Ingredientes

uma xícara de damascos secos
uma xícara de água
3 CS de agar-agar em flocos
2 CS de araruta dissolvida em 1/2 xícara de água (como já sabemos que a araruta verdadeira é dificílima de ser encontrada, usemos amido de milho ou fécula da mandioca)
1 CS de mel
1 CS de tahine

Como fazer

Levar os damascos ao fogo com a água e a agar-agar, deixando ferver em fogo baixo, abafado, por 10 minutos. Cuidar para dissolver bem o pó e não empelotar.

Dissolver o amido ou fécula na água fria e adicionar ao damasco, mexendo bem até engrossar.

Levar tudo ao liquidificador, adicionando o tahine e o mel, batendo até ficar cremoso.

Derramar em tigelas individuais, aguardando que esfrie o conteúdo.

Enfeitar com sementes ou amêndoas tostadas.

Desejo a todos um maravilhoso ano venusiano e aproveitem a tranquilidade dos dias outonais (bem, eram dias tranquilos, agora que as 4 estações já não são mais definidas como antigamente, poderemos ter altas temperaturas, tempestades tropicais, ventos gelados etc e etc... rs... mesmo assim, sejam felizes!).

segunda-feira, 15 de março de 2010

"Ração humana"


O título mereceu aspas porque é esquisito e engraçado - como se uma equação de ingredientes contivesse todos os nutrientes capazes de nos manter saudáveis, tal como vendem essa ideia nas rações para animais (aliás, uma forma bem cômoda de alimentá-los, bastando encher os potinhos duas ou três vezes ao dia e sabendo-se que é comum haver posteriores problemas renais pelo excesso de sódio que a maioria delas contém).
Provavelmente, foi criada com a desculpa de não termos oportunidade para fazer refeições equilibradas, já que corremos 24 horas em todas as direções, em busca da felicidade e do sucesso; sendo assim não resta tempo para ir à uma feira, escolher verduras, legumes, frutas, cereais, sementes, enfim, alimentos de qualidade e depois prepará-los em nossa cozinha, com amor e zelo.
Bem mais fácil e prático juntar vários elementos num pote de vidro e comê-los à moda dos astronautas, mesmo desconhecendo o que a união desses elementos pode fazer ao nosso organismo, a curto e a longo prazo.

Encontrei essa receita da tal ração, para ser feita em casa, e gostaria de comentar alguns dos componentes (não vou colocar a quantidade de cada um deles, pois não pretendo incentivar a divulgação da "fórmula"); a princípio, já deu para perceber que há excesso de fibras:

1) fibra de trigo
2) germe de trigo
3) aveia em flocos
4) linhaça marrom

4 itens que vão movimentar demais o intestino, sendo que a linhaça não deve ser consumida inteira, já que dessa forma não vai fazer efeito (entra e sai sem dizer a que veio).

5) açúcar mascavo
6) gergelim
7) gelatina sem sabor

O item 7 vem do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos, portanto, nada aconselhável para vegetarianos.

8) guaraná
9) cacau em pó

É muito difícil encontrar o verdadeiro guaraná, que vem da Amazônia e quando o encontramos, ele é bastante caro. Os itens 8 e 9 são estimulantes, juntos formam um "coquetel levanta-defunto" - algumas receitas também incluem ginseng, igualmente um estimulante.

10) levedo de cerveja
11) leite de soja em pó

Leite de soja é tóxico - aqui explicamos porque!

A maioria dos ingredientes pode compor uma dieta saudável, mas não colocados TODOS numa espécie de bomba-relógio que promete emagrecer ou alimentar melhor os apressadinhos de plantão.

Depois lembrei que, nos anos 60, quando comecei a adquirir noções de alimentação natureba, conheci o Elixir da Longevidade, criado pela dona Edith Travi, proprietária da Casa Dietética que leva seu nome - ela é famosa pela qualidade do iogurte que vende:
considerado o "desjejum ideal", o Elixir é composto por levedo de cerveja, guaraná em pó, germe de trigo, Composto Poderoso (mix de cereais integrais), Ilex Pó Real, semente de linhaça moída e farelo de Trigo (é comercializado, com sucesso, até hoje).
Logo, encontramos aqui em Porto Alegre, o avô da ração humana!
Considerando que sua composição é bem mais racional do que a receita postada acima...

E a granola, acaba sendo uma parente próxima, bem como as barrinhas de cereais também fazem parte da família.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Atenção com as mudanças!


Esse post destina-se, principalmente, a quem está entrando no maravilhoso mundo novo da alimentação saudável!
Apesar de que sempre enfatizo, naquilo que escrevo, que as mudanças devem ser feitas progressivamente, não custa repetir e sublinhar que novas dietas devem ser feitas com cuidado, mesmo que sejam rotuladas de saudáveis e naturais.
Porque?
Se o seu organismo estava acostumado a outro tipo de alimentos, digamos, a industrializados, congelados, muitos cozidos, assados e fritos, pouca ou nenhuma fibra, ausência de crus, certamente vai ficar surpreso quando você começar a expulsar todos esses tóxicos e a mudar totalmente o combustível que o nutre.
Outra mudança marcante é o abandono da carne e laticínios - tornar-se vegetariano também requer passos lentos e a elaboração de uma dieta equilibrada e variada, caso contrário, você irá cair na armadilha de só comer soja e seus derivados e muitos farináceos (ou se transformar-se em lactovegetariano, entupir-se de queijos!).
Nos diversos tópicos do blog, há ideias, sugestões, dicas e receitas para ajudá-lo nessa transformação - mas, REPETINDO - ela deve ser feita com calma e racionalidade.
Por exemplo, você adorou os "leites vegetais", principalmente o de aveia e o toma pela manhã quando acorda, à tarde no lanche, antes de dormir e isso, diariamente. Logo, o excesso de fibras vai fazer seu intestino pirar e reclamar, fazendo com que o trânsito dos alimentos (talvez, antes disso, emperrado) agora flutue rápido demais, insistente até! Então, beba seu leitinho verde todos os dias, mas em uma das refeições e variando sempre os ingredientes que entram sua formulação.

Para dar um exemplo bem exagerado (à moda sagitariana): se num dia só, você mudar de residência, trocar de emprego, começar um curso de línguas, extrair um dente, fizer uma faxina completa nos seus armários, ir ao velório de uma pessoa querida e praticar rapel, o resultado óbvio será STRESS! Então, vá devagar e sempre!

Para auxiliar nas mudanças:

Mudanças

Mudando a Alimentação

Mudando a Alimentação 2

Mudando a Alimentação 3

Planejando um cardápio vegetariano

segunda-feira, 1 de março de 2010

Um pouquinho disso, um pouquinho daquilo...


Em uma das minhas comunidades do orkut, a Alimentação Natural, um dos membros comentou que havia lido o livro do dr. Alberto Gonzales, Lugar de Médico é na Cozinha e gostaria de discutir as dificuldades que sentia em tornar-se crudívoro. Aproveitei o que respondi lá e trouxe os comentários para cá!

Ganhei esse livro há muito tempo e gostei do que aprendi com a leitura dele: novas receitas de sucos e outros pratos crudívoros, o pão essênio feito no forno solar ou diretamente sob o sol, muita teoria sobre o valor dos alimentos crus/vivos.
Já havia transformado bastante minha dieta, em função de ter conhecido a Ana Branco - 60% do que como, diariamente, é cru, entre saladas, frutas e sucos.
No verão, aumentei bastante essa percentagem, pois é bem mais fácil comer crus quando a temperatura está elevada.
Mas quando o friozinho bate à nossa porta, como abdicar das sopas, dos cozidos, do pão quentinho feito em casa, do arroz integral com gersal?
Não pretendo abandonar totalmente a alimentação cozida, seguindo as orientações da Medicina Tradicional Chinesa, que usa o yin e o yang, os opostos que se completam - eles dizem que uma alimentação totalmente crua é extremamente yin, o que acabaria tornando a pessoa exageradamente espiritualizada ou que seria mais propícia para quem busca esse objetivo - prefiro seguir o Caminho do Meio, fugindo dos extremos.

Além disso, já aprendi, em outras leituras que se comermos primeiro o alimento cru e depois o cozido, a leucocitose é anulada: "Com isto coincide, evidentemente, uma comprovação de Kuschakoff, que mostra que a ingestão de alimentos crus, sem cocção, de vegetais, não leva a um aumento dos glóbulos brancos no sangue, isto é, não se apresenta a reação inflamatória antigamente considerada normal. Esta reação não se produz, quando a comida cozida se segue à crua. Kuschakoff também comprovou que uns dez por cento, pelo menos, dos alimentos devem ser consumidos crus e antes dos cozidos, se se quiser evitar esta reação inflamatória." A informação faz parte do livro A cura e saúde pelos Alimentos, do Dr. Ernest Schneider, mas esse trecho em especial pode ser lido aqui:
http://www.jesusvoltara.com.br/saude2/01_substituicao_alimentos.htm

Então, dá para criarmos uma dieta bem variada sem radicalismos - comer um pouquinho disso, um pouquinho daquilo, de forma equilibrada, procurando evitar exageros e buscando a qualidade dos ingredientes.