A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Brincando com as sementes

Adriana Serrão é professora de artes e arteirices e também uma grande amiga; está ministrando uma oficina para crianças no Casarão Verde/DC Navegantes, em Porto Alegre/RS, oportunidade para as crianças expandirem seu potencial que vai até o dia 19 de fevereiro, com aulas às terças e quintas-feiras (minha filha está participando e gostando muito).
Sugeri a ela uma atividade com germinação de sementes, para serem usadas em suco de frutas, na hora do lanche. Como gostou da ideia (como é difícil escrever ideia sem o velho acento...), levei sementes de girassol que as crianças puseram para germinar na última aula (dia 27). Depois, Adriana carregou as sementinhas para casa e seguiu os outros passos do processo. Hoje, elas já mostravam o "rabinho" para fora da casca. Fui até lá para ajudá-la com o seguimento da atividade.


Laura retirando a casquinha que protege a semente de girassol; ela perguntou se podia comer a semente antes de ser colocada no suco e quando experimentou, gostou do sabor, comendo muitas!

Angel também ajudou na remoção das casquinhas (ele é meu neto, um "catarina" que está passando as férias aqui).

As frutas escolhidas foram melancia e maçã, com a adição de pouca água e por último, as sementes. Davi fez questão de colocar os ingredientes no copo do liquidificador.

A mistura borbulhou...

...foi coada numa "fraldinha de bebê"...


...e virou o delicioso suco comemorado com um brinde (da esquerda para a direita): Angel, Natália, Laura, Ísis, Adriana, Davi e Gabi.

Maiores informações: 9733.8901 ou pelo email: contato@cuidadoquemancha.com.br
O Grupo Cuidado que Mancha (quem não conhece ainda A Família Sujo?) é quem dirige o Casarão Verde, um espaço lindo e criativo.


Algumas considerações sobre alimentação infantil:

Crianças acostumadas a adoçar tudo que consomem não gostam do sabor do suco natural nem de comer sementes; também há uma resistência a experimentar o novo, possivelmente, porque esse não foi um hábito criado desde a primeira infância; muito sal e muito açúcar, produtos industrializados cheios de aditivos, deformam o paladar, fazendo com que só encontrem prazer na comida muito temperada e desprezem os sabores originais dos alimentos.

O ideal é que durante o primeiro ano de vida da criança não usemos sal nem açúcar na sua alimentação e que seja introduzida (após os 6 meses de aleitamento materno exclusivo) a maior variedade de alimentos possível, respeitando a "lei dos 4 dias" (aguardar quatro dias após introduzir um alimento novo, observando se não acontecem reações alérgicas a ele). Assim, a criança conhecerá os sabores amargo, picante, ácido, salgado e doce, em sua forma pura, sem a adição de substâncias que os mascaram e poderá, entre toda essa variedade, selecionar os que mais lhe agradam.

Mas se houver consumo excessivo de danoninhos, toddynhos, biscoitos recheados, balas, bombons, salgadinhos e outras criações da indústria que estimulam exageradamente o paladar (e até o comportamento infantil), dificilmente a criançada irá apreciar o sabor das frutas sem açúcar ou dos legumes e verduras sem sal - o ideal é não adoçar artificialmente, mas caso não seja possível a exclusão, optar pelo açúcar mascavo, mel ou melado, em pequenas quantidades; quanto ao sal, usá-lo também com parcimônia e o sal marinho, não o refinado. Há uma substância, o glutamato de sódio, encontrada em grande parte de produtos industrializados, como o tempero dos miojos que as crianças adoram, que é, literalmente, um veneno.

Já existem vários estudos científicos publicados que associam a alimentação artificial que nossas crianças consomem à existência de problemas como a hiperatividade, além da obesidade, diabetes e até hipertensão.
Para modificar uma dieta, tornando-a mais saudável, é indicado o processo de trocas, isto é, vamos substituindo alimentos gradativamente, por exemplo: cortar definitivamente o açúcar branco, trocando-o primeiro pelo cristal, depois pelo mascavo e aos poucos diminuindo as quantidades diárias, para que não haja um choque e surjam sintomas de privação, pois o organismo reclama da ausência de uma substância ao qual estava acostumado (podemos dizer, viciado...). Devagar, a criança acostumará com o novo sistema e com o passar do tempo, perceberemos alteraçõs positivas na sua saúde física e mental.
Certamente, no início haverá maior dificuldade (choro, ranger de dentes e reclamações), pois a mudança de hábitos requer paciência e constância (de toda a família, já que não adianta a criança entrar num regime mais saudável e os demais membros permanecerem ligados aos antigos hábitos, mantidos à sua frente - por exemplo, ela ter que eliminar o refrigerante diário e colocarem uma enorme garrafa dessa bebida sobre a mesa, durante as refeições - nesse caso, onde fica a lógica do processo?

As sementes carregam a VIDA dentro delas e estão prontas a nos oferecer essa dádiva que guardam em seu interior (Ísis brincando com as sementes).

SAÚDE!!!!!!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Chá Indiano



Ingredientes-
250 ml de leite de amêndoas
200 ml de água
1 saquinho de chá de erva-doce
2 saquinhos de chá preto
um pedacinho de gengibre com casca
1 canela em pau
3 cravos-da-índia
2 folhas de louro
2 colheres (sobremesa) de mel

Como fazer

Coloque a água em uma caneca grande esmaltada e deixe ferver.

Retire do fogo, adicione o chá de erva-doce, o chá preto, a canela, os cravos, o louro e o gengibre.

Tampe e deixe descansar por 30 minutos.

Coe, adicione o leite e aqueça novamente, mas sem levantar fervura.

Em seguida, retire do fogo e adoce com o mel.

Berinjela assada


A pedido da Sil, amiga que fiz no orkut na comunidade Alimentação Natural, segue uma receita de berinjela assada.

Mas aguardem que no fim-de-semana vou fazer a minha versão de MOUSSAKA, um prato com berinjelas que tem origem grega, mas outros povos, como os árabes, colocaram o seu jeitinho especial na maneira de fazer e na seleção de ingredientes.

Pretendo colocar fotos mostrando o passo-a-passo (isso, se as crianças, com a energia borbulhante das férias, deixarem...).


Ingredientes
2 CS de pimentão picado
3 CS de cebola picada
2 CS de salsa picada
1 CS de molho de soja
3 CS de farinha de trigo integral fina
3 CS de queijo ralado
2 CS de óleo
fatias de pão integral
3 ou 4 tomates em rodelas
uma beringela grande
sal marinho a gosto

Como fazer


Descascar e cortar a berinjela e cozinhar em água e sal. Escorrer a água e reservá-la.


Refogar a cebola no óleo, juntar o pimentão, a salsa, o molho de soja e sal, cozinhando um pouquinho.


Acrescentar a farinha, mexendo bem, juntar devagarinho uma xícara do líquido reservado e a berinjela.


Forrar uma assadeira grande com as fatias de pão e despejar sobre elas a mistura.


Cobrir com as fatias de tomate e salpicar queijo ralado sobre tudo.


Assar e servir quente.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Molho pesto 2



PESTO GENOVÊS

Ingredientes
3 ou 4 maços de folhas de manjericão bem frescas
azeite extra-virgem de oliva
1 dente de alho
1 colher (sopa) de queijo pecorino ralado
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de pinoli
sal a gosto

Como fazer

Retirar as folhas de manjericão do talo, lavar, enxugar muito bem – e delicadamente – com um pano.

Colocar em um socador com o sal, alho e os pinolis. Socar muito bem, mas sem muita força, até obter um creme.

No final, juntar os queijos ralados e cerca de meio copo de azeite extra-virgem de oliva.

O molho não deve ficar muito denso nem líquido.

Essa é a forma tradicional de fazer, sem o uso do liquidificador.

Segue a receita com uma dica bem interessante de incrementar o pesto, que não conhecia e gostei:

Na água de cozimento do macarrão, colocar para ferver uma batata média descascada e cortada ao meio e algumas vagens (5 ou 6). Salgar a água da pasta quando as verduras estiverem quase cozidas e acrescentar o macarrão (de preferência "linguine" ou "trenete"). Quando coar, reservar um pouco da água de cozimento da pasta.

Colocar o pesto em uma travessa, acrescentar as batatas e vagens e amassar com um garfo. Diluir com um pouco de água da fervura.

Misturar e colocar a pasta.

Por fim, temperar com um pouco mais de azeite e queijo ralado.

Se preferir, usar o liquidificador, colocando todos os ingredientes juntos e usando um pouco mais de azeite.

Receita pinçada do site do Globo Repórter (Dieta Mediterrânea).

Veganos podem substituir os queijos por similares feitos com macadâmia, polvilho, mandioquinha etc.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Índia em evidência

Imagem do livro A Cozinha Indiana, de Vijay Acharya - arroz-doce com cardamomo


Durante este ano, a Índia estará em destaque no dia-a-dia dos brasileiros, através da novela Caminho das Índias; espera-se que tudo que esteja ligado à Índia, vire moda...

Muitos livros falam sobre a gastronomia da Índia, além do que já citei aqui no blog, ARQUEOLOGIAS CULINÁRIAS DA ÍNDIA, de Fernanda de Camargo-Moro,
Refiro-me agora ao A COZINHA INDIANA, de Vijay Acharya, que mostra os cardápios do dia-a-dia de uma família comum, já que uma autêntica família indiana convida o leitor a conhecer a riqueza do seu patrimônio gastronômico. Com diferentes cozinhas regionais, a culinária indiana e sua apresentação passa também pelas divisões de castas.
Ambos os livros não são apenas uma coletânea de receitas, mas demonstram o papel da culinária como importante elemento da cultura.

Seguem algumas informações gerais:

As refeições devem contemplar sabores doce, salgado, amargo, ácido, picante e adstringente.

São ingredientes indispensáveis na mesa indiana: ghee (manteiga clarificada), o iogurte (corrige os sabores picantes), lentilhas ou grão-de-bico, polpa e leite de coco (utilizados em sobremesas e pratos à base de carne ou grãos), arroz basmati e especiarias (cada indiano prepara a sua mistura denominada masala, o picante é o garam masala).

O pilão é um utensílio presente na maioria das casas e muito utilizado para transformar em pó as especiarias.

O athitya (ato de receber) é um importante dever social e estabelece que os que chegam a uma casa devem ser tratados com todas as honras. Um convidado, logo ao chegar, costuma ser recebido com leite ou iogurte adoçados com mel ou açúcar.

Os indianos têm o hábito de comer com os dedos, mas apenas com a mão direita. A esquerda é reservada para a higiene pessoal.

Há regiões em que é preciso autorização especial para consumir bebidas alcoólicas.

Uma grande parte da população é vegetariana.

A vaca é animal sagrado, por isso sua carne não costuma ser consumida.

Na rua, o prato típico é o tali, que em hindi quer dizer prato feito. Geralmente composto de uma porção generosa de arroz basmati (arroz aromático indiano), dhal (uma espécie de lentilha ou ervilha), subji (refogado de legumes), chapati (pão indiano) e chutney (pasta agridoce com frutas e pimenta).


A receita abaixo é do livro A COZINHA INDIANA, já com as minhas adaptações de ingredientes; a forma de fazer segue o original:


ARROZ-DOCE COM CARDAMOMO


Arroz basmati

Ingredientes
140 g de arroz basmati
140 g de açúcar mascavo
2 litros de leite (fiz com leite de amêndoas, já que elas são parte importante do prato)
60 g de amêndoas em fatias finas
16 vagens de cardamomo
1 anis-estrelado

Como fazer

1. Retire as sementes do cardamomo e coloque em um pilão e amasse bem.
2. Coloque o arroz em um escorredor e lave em água corrente.
3. Despeje o leite em uma caçarola grande, acrescente o açúcar e mexa até dissolver. 4. Deixe ferver em fogo baixo.
5. Coloque o arroz e misture imediatamente com uma colher de pau para evitar que grude.
6. Acrescente o cardamomo e o anis-estrelado, abaixe o fogo ao mínimo e tampe, deixando cozinhar por 1h e 30min.
7. O arroz deve ficar cremoso.
8. Misture delicadamente, de vez em quando, para evitar que grude no fundo.
9. Toste as amêndoas, rapidamente, em frigideira antiaderente.
10. Despeje o arroz em tigelinhas e espalhe as amêndoas por cima antes de servir.

Há outras receitas indianas de arroz aqui no blog, do livro de Fernanda de Camargo-Moro, além de informações sobre o cardamomo; usem a ferramenta de busca.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Almoço de férias


Por mais ou menos um mês, ESTOU avó!

É o período que meus dois netos passarão aqui em casa, me visitando após quase dois anos sem nos vermos, só batendo papo por telefone.

A casa está muito agitada, com três crianças correndo, rindo e bagunçando, mas estamos felizes com as novidades e com a troca de experiências.
Nosso almoço de hoje teve uma super-lasanha-vegetariana e salada de alface, manga e brotos de alfafa, uma refeição simples de verão, que o calor aqui na cidade está nos fazendo suar bastante...






O recheio da lasanha: gluten bem picadinho, molho de tomates e shoyu e tofupiry; a receita do tofupiry peguei há muito tempo numa lista de discussão vegetariana (troquei o leite de soja pelo de aveia) e já foi testado e aprovado.

Ingredientes
1/2 quilo de tofu
1/2 xícara de azeite de oliva
1 cc de sal marinho
1 CS de levedo de cerveja bem cheia
50 ml de suco de limão
100 g de polvilho azedo
leite vegetal a gosto


Como fazer

Bata no liquidificador o tofu e o azeite.

Junte à mistura o suco do limão, o levedo, o sal e o polvilho azedo (peneirados).

Leve ao fogo (baixo), dando ponto de requeijão com a adição do leite vegetal.


domingo, 18 de janeiro de 2009

Verão tem cara de sorvete 2



Com o calor que tem feito aqui em Porto Alegre, nada mais refrescante e delicioso do que um sorvete feito em casa!
Ontem fiz um com inhame, leite de coco, coco ralado, melado e um tantinho de água, que resultou num manjar dos deuses...

A quantidade dos ingredientes, que rendeu quatro generosas porções:

10 inhames tamanho médio, crus e sem casca
100 ml de leite de coco
4 CS bem cheias de coco ralado
2 CS de melado
mais ou menos meia xícara de água, para que a massa não fique tão encorpada

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem.
Seguir o processo já relacionado aqui, de retirar do congelador e bater com energia a massa do sorvete, no mínimo duas vezes, o que o deixa bem cremoso.
Já fiz a mesma receita colocando também pedaços de abacaxi... d-i-v-i-n-o! Como o abacaxi era bem maduro e doce, nem precisei colocar o melado.


Ísis, naturalmente, adorou o sorvete!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ceia de Ano Novo 2009



Houve um pequeno problema na transmissão de dados do meu celular para o PC, então só pude baixar agora as fotos da nossa ceia; mas como ainda estamos em clima de recomeço e renovação, gostaria de partilhar as imagens com meus leitores e amigos.



Muitas saladas - de cará, de abacaxi com brotos de alfafa, de couve-flor (que a Isis adora), verdes, lentilha com abóbora e louro, frutas dos trópicos, como a manga e a banana.



Lembro que na minha infância, nesta data tínhamos muita comida sobre a mesa, inclusive um pobre leitãozinho - há muito tempo desisti desses exageros de fim-de-ano, trocando-os por uma festa leve, saudável e colorida!


Clima de meia-noite!



A sobremesa foi mousse de manga com inhame: inham, inham!



Será que as crianças gostaram? Não tinha nadinha de açúcar, só o da fruta.



Laranja é vitalidade: o que mais precisamos para ir em frente.



Saúde, Amor e Prosperidade: desejo a nós todos!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Aveia enriquecida



Ingredientes
1 CS de aveia posta de molho com antecedência
1 maçã ralada (ou outra fruta de sua preferência)
1 CS de suco de limão
1 cc de casca ralada de limão
1 castanha do Pará hidratada e ralada
1 CS de uva passa

Como fazer

Misture tudo e sirva imediatamente.

Nota: para saber como hidratar e os prazos de molho de cada semente ou castanha, procure na ferramenta de busca do blog.

Iogurte de nozes




Coloque 1 xícara de nozes de molho em água para hidratar, conforme indicações do blog (use a ferramenta de busca).

Após o tempo determinado, despreze a água do molho e desmanche as nozes no liquidificador, colocando água filtrada aos poucos, até formar um creme grosso.

Use um tecido tipo fralda de bebê para coar a parte líquida, espremendo bem e ponha a massa numa tigela coberta com um pano fino (pode ser novamente uma fraldinha...) para que o ar possa penetrar.

Coloque a tigela num lugar morno e deixe descansar por 6 a 12 horas ou até ficar com o gosto ácido. Quanto mais tempo o iogurte demorar no ambiente aquecido, melhor fica.

Este iogurte também pode ser feito com gergelim, sementes de girassol, castanhas, amêndoas ou combinações (por exemplo, gergelim, castanhas e amêndoas).
Acrescente mel, suco de limão, sal marinho, fava de baunilha ou outros temperos.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Ânimo, alegria e refrigério!


Suco Ânimo


Ingredientes

125 g de beterraba; 1 maçã; 5 g de gengibre; 460 g de cenoura


Como fazer

Corte a beterraba, a cenoura e a maçã com a casca (se forem orgânicos) em pedaços e bata com o gengibre na centrífuga.

Suco Alegria

Ingredientes
1 abacaxi bem maduro; 5 g de hortelã; 5 g de gengibre

Como fazer
Descasque o abacaxi e corte em pedaços, retirando o miolo. Bata com os demais ingredientes na centrífuga.


Suco refrescante


Ingredientes
1/2 melão; 2 maçãs verdes; 500 ml de água; 1/4 copo de suco de limão; mel a gosto

Como fazer
Descasque o melão e as maçãs. Retire sementes, pique e bata no liquidificador, colocando a água aos poucos. Adicione o suco de limão e o mel, mexendo sem bater. Coe e sirva com cubos de gelo.

Salada de 5 feijões


Ingredientes
1 1/4 xícara de feijão roxinho ou mulatinho, cozido sem desmanchar e escorrido
1 1/4 xícara de grão de bico, cozido sem desmanchar e escorrido
225 g de vagem amarela, cozida e escorrida
225 g de vagem verde, cozida e cortadinha
1 xícara de favas de feijão cozidas e escorridas
1 cebola roxa grande, picada
1 pimentão vermelho grande, picado
4 talos de aipo bem picadinhos
sal marinho e pimenta-do-reino
3/4 xícara de azeite de oliva
1/3 xícara de vinagre de vinho branco
1 CS de mostarda em grão.


Como fazer


Numa tigela grande, junte os oito primeiros ingredientes.

Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Numa tigela média, misture o óleo, o vinagre e a mostarda. Despeje o molho na salada. Misture delicadamente.

Cubra com papel filme e deixe marinar na geladeira por 2 horas antes de servir.

Essa salada além de muito saudável, fica com um visual lindo!

Quibe vegetariano recheado


Ingredientes
2 xícaras de trigo para quibe
2 xícaras de gluten (seitan) picadinho
3 xícaras de água
1 cebola muito bem picada
1 ovo caipira
1 CS de semente de linhaça
¼ de xícara de água
hortelã picadinha a gosto
sal marinho e pimenta
azeite de oliva extravirgem

Para rechear
200g de ricota ou tofu amassados
sal marinho
ervas e temperos a gosto

Como fazer

Numa panela, junte o gluten, o trigo para quibe e as 3 xícaras de água. Leve ao fogo e, quando ferver, reduza para fogo baixo. Quando a água secar e a mistura estiver soltinha, desligue.

Numa vasilha, junte essa mistura com a cebola, a hortelã, sal e pimenta. À parte, processe um pouco dessa massa com o ovo. Junte aos ingredientes da vasilha. Processe ou bata no liquidificador as sementes de linhaça com ¼ de xícara de água. Acrescente um pouco da massa e bata um pouco mais pra dar liga. Misture tudo e amasse bem com as mãos, até que a mistura fique homogênea.

Recheio: misture bem a ricota ou o tofu com os temperos de sua preferência (orégano, salsinha ou hortelã combinam), sal e pimenta.

Montagem: numa fôrma untada com azeite, ponha metade da mistura de quibe. Amasse delicadamente com a mão. Distribua o recheio. Cubra com a outra metade. Regue com azeite extravirgem (sem exagero para não ficar engordurado) e leve ao forno preaquecido médio (180ºC) por 20 minutos.


Dicas:
a mistura de 1 colher (sopa) de semente de linhaça + ¼ de xícara de água é uma opção para substituir 1 OVO em qualquer receita. Por exemplo, numa receita de bolo que leva 4 ovos, pode-se usar 2 ovos e 2 vezes a mistura de semente + água. O segredo é bater bem no liquidificador até obter uma consistência "gosmenta" parecida com a do ovo.
Outras opções de recheio: nozes, legumes ralados, azeitonas, cogumelos etc.

Homus de abobrinha crua


Ingredientes
300 g de abobrinha picada em cubos
2 dentes de alho
3 CS de tahine (1)
2 CS de azeite de oliva extravirgem
½ cc de pimenta síria (2)
2 cc de zatar (3)
suco de 1 limão
sal marinho


Como fazer


Bata tudo num processador até virar uma pasta homogênea. Deixe curtir uns minutos na geladeira. Decore com uma pitada de páprica e folhinhas de hortelã. Sirva com pão sírio fresco ou torrado.

Pra quem não sabe (ou pra quem quer saber mais):
(1) Tahine é uma pasta oleosa feita de gergelim torrado. A marca mais comum no Brasil é a Istambul.
(2) Pimenta síria é um combinado de especiarias, entre elas cravo, canela e pimenta-do-reino.
(3) Zatar é uma mistura de folhas de tomilho secas, sumagre (pó extraído das frutas dessa planta) e sementes de gergelim.
Todos esses temperos são encontrados em empórios de produtos árabes ou em grandes supermercados.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Bolo vitaminado


Ingredientes
2 ovos caipira
1 e ½ xícara de beterraba ralada
1 xícara de cenoura ralada
2 laranjas sem casca e sem sementes
1/2 xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar mascavo
3 xícaras de farinha de trigo integral fina (se quiser que a massa fique mais leve, use uma xícara da farinha branca)
1 CS de fermento em pó

Como fazer

Bater no liquidificador os ovos, a beterraba ralada, a cenoura ralada, as laranjas descascadas e o óleo.

Adicionar o açúcar peneirado e bater novamente.

Despejar numa vasilha, acrescentar a farinha peneirada e misturar bem. Por último, acrescente o fermento.

Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos.